http://repositorio.unb.br/handle/10482/40360
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_MarcelaPesciPeruzzo.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Conectividade com a natureza : um estudo vivencial com hortas em uma instituição de ensino superior do DF |
Autor : | Peruzzo, Marcela Pesci |
Orientador(es):: | Pato, Claudia Márcia Lyra |
Assunto:: | Educação ambiental Ecologia humana - educação Horta escolar Comportamento ecológico |
Fecha de publicación : | 28-mar-2021 |
Data de defesa:: | 7-dic-2020 |
Citación : | PERUZZO, Marcela Pesci. Conectividade com a natureza: um estudo vivencial com hortas em uma instituição de ensino superior do DF. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | A educação ambiental entendida como norteadora para propostas pedagógicas centradas na conscientização, na mudança de comportamentos, no desenvolvimento de competências, na capacidade de avaliação e participação dos educandos, pode ser considerada como dispositivo relevante de conhecimento e compreensão sobre a relação ser humano– meio ambiente. Seja na promoção de comportamentos sustentáveis ou na mudança de hábitos que promovam o bem-estar humano, colaborando para a valorização da natureza. A percepção de inclusão na natureza corresponde à conexão com esta, e neste sentido, a partir de uma aproximação mais efetiva do ser humano com o meio natural poderá resultar em comportamentos direcionados para o cuidado com o meio ambiente. Esse tipo de comportamento, que protege a natureza e contribui para a sustentabilidade é compreendido como comportamento ecológico. No entanto, existem poucos estudos recentes que relacionam o comportamento ecológico e a percepção de conexão com a natureza. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo promover a conectividade com a natureza, contribuindo para a manifestação de comportamentos ecológicos de estudantes universitários, por meio do cultivo de uma horta pedagógica e atividades em meio a natureza. Foi realizado um survey diagnóstico, com estudantes universitários (N = 360) constituindo uma amostra de 48% do gênero feminino e 52% do masculino, com média de idade de 22,5 anos. O survey foi composto por três escalas: Conectividade com a natureza (INS), Motivos Ambientais (EMS) e Comportamento Ecológico (ECE). Primeiramente, os resultados apontaram que os universitários estão parcialmente conectados à natureza, demonstrando incluí-la em sua representação cognitiva do eu, expondo diariamente alguns comportamentos ecológicos motivados pela imposição de normas sociais do que pelo engajamento em proteger ambientes naturais, indicando um enfoque egoístico em relação a natureza. Para promover a conectividade com a natureza, foram realizadas oficinas vivenciais de sensibilização com uma horta pedagógica e diversas atividades vivenciais. Participaram cinco estudantes universitários com média de idade de 21,8 anos. Como resultado imediato foram apontadas preocupações com questões ambientais que não ocorreram anteriormente às oficinas de sensibilização. Assim, torna-se imprescindível o conhecimento e investigações sobre as características do comportamento ecológico e da conectividade com a natureza dos estudantes brasileiros e suas relações com o ambiente natural, atuando como suporte para a construção de projetos pedagógicos desde a educação básica. |
Abstract: | Environmental education understood as guide to pedagogical proposals centered on awareness, behavior change, skills development, students' assessment, and participation capacity, can be considered as a relevant device of knowledge and understanding about the relationship between human beings and the environment. Whether promoting sustainable behaviors or changing habits that promote human well-being, contributing to the enhancement of nature. The perception of inclusion in nature corresponds to the connection with it, and from a more effective approach of the human being with the natural environment, it can result in behaviors directed towards the care with the environment. This type of behavior, which protects nature and contributes to sustainability, is understood as ecological behavior. However, there are few recent studies that relate ecological behavior and the perception of connection with nature. In this context, the present study aimed to promote connectivity with nature, contributing to the manifestation of ecological behaviors of university students, through the cultivation of a pedagogical garden and activities to have contact with nature. A diagnostic survey was carried out with university students (N = 360) constituting a sample of 48% female and 52% male, with a mean age of 22.5 years. The survey was composed of three scales: Inclusion Nature in self (INS), Environmental Motives (EMS) and Ecological Behavior (ECE). First, the results showed that university students are partially connected to nature, demonstrating that they included themselves in their cognitive representation of the self, exposing daily ecological behaviors motivated by the imposition of social norms than by the commitment to protect natural environments, indicating an egoistic focus on relation to nature. To promote connectivity with nature, experiential awareness-raising workshops were held with a pedagogical garden and various experiential activities. A sample with five university students with an average age of 21.8 years participated. As an immediate result, concerns were raised with environmental issues that did not occur before the awareness workshops. Thus, knowledge and research on the characteristics of ecological behavior and connectivity with the nature of Brazilian students and their relations with the natural environment is essential, acting as a support for the construction of pedagogical projects from basic education. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.