Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/4020
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2009_AngelicaGuedesDantas.pdf1,2 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Ensino Fundamental de nove anos no Distrito Federal : reflexões sobre a inserção de crianças de seis anos no ensino público e a atuação docente
Auteur(s): Dantas, Angélica Guedes
Orientador(es):: Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Assunto:: Formação continuada
Professores - formação
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Desenvolvimento humano
Letramento
Date de publication: fév-2009
Référence bibliographique: DANTAS, Angélica Guedes. Ensino Fundamental de nove anos no Distrito Federal: reflexões sobre a inserção de crianças de seis anos no ensino público e a atuação docente. 2009. 131 f., il. Dissertação ( Mestrado em Processos de Desenvolvimento humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Résumé: Este estudo trata do processo de ampliação do Ensino Fundamental do DF, especificamente no que se refere à inserção de crianças de seis anos de idade nesse nível de ensino e acerca da atuação docente. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva sociocultural construtivista que concebe os processos de desenvolvimento e aprendizagem enquanto bi-direcionais, ou seja, entende que os processos interacional e de co-construção do conhecimento se dão em dupla via sujeito influenciando e sendo influenciado pela cultura/ contexto e vice-versa. Com o objetivo de traçar asserções para a ressignificação do novo Ensino Fundamental e para a formação continuada de professores foi conduzido um estudo microetnográfico em classes de primeiro ano de duas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, de natureza distinta. Participaram da pesquisa duas professoras e 42 crianças. Foram realizados: (a) imersão no cotidiano escolar; (b) observações em sala de aula e em atividades extra-classe; (c) registro em vídeo das seqüências interativas; e (d) entrevistas semi-estruturadas com as professoras. O processo de análise compreendeu duas fases, na primeira procedemos a: (a) organização dos dados oriundos das observações; (b) sumarização dos registros em vídeo; e (c) transcrição na íntegra das entrevistas. A segunda fase constou do aprofundamento da análise e da discussão do conjunto das informações a partir de quatro categoriais previamente definidas, a saber: (1) Reorganização Pedagógica; (2) A Infância como Eixo Primordial; (3) A Importância das Diversas Expressões do Desenvolvimento Humano e (4) Letramento e Alfabetização. Os resultados apontaram para existência de problemas estruturais, para a precária formação dos professores e para a não mobilização das instituições no sentido de redefinição do trabalho pedagógico. Além disso, os dados mostraram a insegurança das professoras sobre os conteúdos e as estratégias a serem adotadas no terceiro período da educação infantil, no primeiro ano do ensino fundamental e primeira série, evidenciaram um forte processo de continuidade e repetição na condução das aulas e a excessiva preocupação dos professores e das escolas com o letramento e a alfabetização. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study concerns the process of expanding Elementary Schools of DF, specifically regarding the six years old children‟s integration at this level of education and on teaching performance. The research was developed from the socio-cultural constructivist view that conceives the process of development and learning as bi-directional, that is, the interaction processes and co-construction of knowledge occurs in two-way - subject influencing and being influenced by culture / context. Aiming to retrace assertions to reinterpretation of the new elementary school and for continuing education of teachers was conducted a micro-ethnographic study in first year of classes in two schools, on public school‟s system of Distrito Federal, of a different nature. Two teachers and 42 children participated in the survey. Were performed: (a) immersion in the daily school, (b) observations in the classroom and in extra-class activities, (c) registration in video of interactive sequences, and (d) semi-structured interviews with teachers. The process of analysis comprised two stages, first we shall: (a) organization of data from the observations, (b) summarization of the video records, and (c) the full transcript of the interviews. The second phase consisted of deepening of the analysis and discussion of all the information from four previously defined categories, namely: (1) Educational Reorganization, (2) The Childhood as Primordial Axis (3) The Importance of Diverse Expressions of Human Development (4) Literacy. The results pointed to structural problems, to the poor training of teachers and not to mobilization of the institutions to redefine the pedagogical work. Moreover, the data showed the insecurity from the teachers regarding the content and strategies to be adopted in the third period of early childhood education in the first year of elementary school and the first grade, showed a strong process of continuity and repetition in the conduct of classes and the excessive concern of teachers and schools with the literacy.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4020/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.