Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40201
Fichier(s) constituant ce document :
Il n'y a pas de fichiers associés à ce document.
Titre: Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D
Auteur(s): Costa, Arthur Reichert
Batista, Filipe Aziz
Santos, Larissa Pereira da Costa
Oliveira, Marcus Jessé Alves de
Viana, Dianne Magalhães
Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Cornelio, Emilly Meireles Braga
Silva, Fernanda Rose
Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante
Assunto:: Oficinas pedagógicas
Ciência
Tecnologia
Engenharia
Matemática
Metodologia
Date de publication: déc-2020
Editeur: ABENGE
Référence bibliographique: COSTA, Arthur Reichert et al. Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294.
Résumé: O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama
Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294
metadata.dc.relation.publisherversion: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40201/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.