Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.contributor.author | Tomaz, Luciana Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T18:12:22Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T18:12:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-29 | - |
dc.identifier.citation | TOMAZ, Luciana Vieira. Uma proposta de ensino sobre o tema Ecologia para estudantes do Ensino Médio, atendidos em sala de recursos generalista. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40143 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As práticas pedagógicas devem viabilizar o ensino da Biologia por meio de oportunidades
educacionais equitativas, garantindo aos estudantes do Ensino Médio, incluindo àqueles que são
atendidos em sala de recursos generalista (SRG), um direito que é fundamental: educação de
qualidade. Do compromisso de ensinar Biologia para a diversidade surge a necessidade de
elaborar um a Sequência Didática (SD) sobre Ecologia que pudesse contemplar os estudantes
atendidos em SRG, a partir do uso do livro didático (LD). O LD é um recurso didático,
habitualmente, considerado como suporte para os estudantes e muito usado pelo docente em
seu planejamento, distribuído aos estudantes, das escolas públicas de forma gratuita, por meio
do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Optamos por um estudo do tipo
etnográfico, com abordagem qualitativa, utilizando para construção dos dados: questionário,
observação da prática docente e entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas a quatro
professores de Biologia, de duas escolas públicas situadas na área urbana de Planaltina, Distrito
Federal. A pesquisa foi realizada em três etapas: investigação junto aos professores, elaboração
da SD e, por fim a avaliação dessa proposta de ensino. Como produto final foi produzido, um
eletronic book contendo os procedimentos para a aplicação da SD envolvendo conteúdos sobre
Ecologia. Essa SD foi avaliada por onze professores de Biologia e, todos eles a consideraram
adequada para ser executada em SRG e em suas próprias realidades escolares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino sobre o tema Ecologia para estudantes do Ensino Médio, atendidos em sala de recursos generalista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Pedagogical practices must enable the teaching of Biology through equitable educational
opportunities, affirming to the high school students, including those who are attended in a
Generalist Resource Room (GRR), an entitlement that is essential: quality education. From the
commitment to teach Biology aiming diversity arises the requirement to develop a Didactic
Sequence (DS) about Ecology that could contemplate the students attended in GRR using the
Didactic Book (DB). DB is a didactic resource considered as support to the students and widely
used by teachers in their planning, freely distributed to students from public schools through the
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). We opted for an ethnographic study
with a qualitative approach using questionnaires, observation of teaching practices and semi-
structured interviews to build the data which were applied to four Biology teachers from two public
schools located on the urban area of Planaltina, Distrito Federal. The research was accomplished
in three stages: investigation with the teachers, elaboration of the DS and finally the evaluation of
this teaching proposal. As final product was produced an electronic book containing the
procedures for the application of DS, involving content on Ecology. This DS was evaluated by
eleven Biology teachers and all of them considered it adequate to be performed in GRR and in
their own school realities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|