http://repositorio.unb.br/handle/10482/40053
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_RayanneAugustaParentePaula.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Construção e validação de casos clínicos para simulação no contexto da prematuridade |
Otros títulos : | Construction and validation of clinical cases for simulation in the context of prematurity Construcción y validación de casos clínicos para simulación en el contexto de prematuridad |
Autor : | Paula, Rayanne Augusta Parente |
metadata.dc.contributor.email: | rayanne.augusta@gmail.com |
Orientador(es):: | Ribeiro, Laiane Medeiros |
Assunto:: | Recém-nascidos - cuidado e tratamento Recém-nascidos - prematuros Educação em enfermagem Enfermagem - estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 9-feb-2021 |
Data de defesa:: | 2-oct-2020 |
Citación : | PAULA, Rayanne Augusta Parente. Construção e validação de casos clínicos para simulação no contexto da prematuridade. 2020. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Introdução: Novos métodos de ensino são necessários, especialmente na formação de profissionais da saúde, para atuação em ambientes limitados para a prática de aprendizagem, como a pediatria e Unidades de Terapias Neonatais. Com o objetivo de prevenir os erros em saúde que possam surgir na assistência prestada, a simulação clínica vem sendo bastante utilizada. A Simulação favorece o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, habilidades sociais e de comunicação, da criatividade, do trabalho em equipe e colaboração, do pensamento crítico e do aprendizado clínico. Vários são os cenários que podem ser construídos para que possam tornar-se o mais próximo do real, melhorando a aprendizagem dos alunos, além de permitir uma vivência prévia da prática. Objetivo: Este estudo teve como objetivo descrever a criação de dois casos clínicos e a validação destes para utilizá-los, posteriormente, na simulação. Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: primeira, a construção dos casos clínicos; segunda, a validação online dos casos clínicos por especialistas; terceira etapa, a validação presencial dos casos clínicos e dos cenários simulados por especialistas da área; e, a quarta etapa, pelos alunos de graduação em Enfermagem. Resultados: Os casos clínicos criados, tiveram todos os itens avaliados, um Índice de Validade de Conteúdo de 1,0, concluindo assim que os instrumentos elaborados para a simulação têm alta fidedignidade para serem aplicados em simulações voltadas para o ensino em enfermagem. Além disso, os estudantes submetidos à simulação demonstraram alto grau de satisfação com sua aprendizagem, bem como o momento de debriefing demonstrou ser um processo que auxiliou na conexão na aprendizagem e para processar a experiência da simulação e o design da simulação teve uma avaliação satisfatória. Conclusão: O ensino simulado com casos validados por especialistas, auxiliam na vivência dos alunos do curso de graduação em Enfermagem na área da prematuridade. |
Abstract: | Introduction: New teaching methods are necessary, especially in the training of health professionals, to work in limited environments for the practice of learning, such as pediatrics and Neonatal Therapy Units. In order to prevent health errors that may arise in the assistance provided, clinical simulation has been widely used. Simulation favors the development of psychomotor skills, social and communication skills, creativity, teamwork and collaboration, critical thinking and clinical learning. There are several scenarios that can be built so that they can become the closest to reality, improving students' learning, in addition to allowing a previous experience of practice. Purpose: This study aimed to describe the creation of two clinical cases and their validation to use them later in the simulation. Method: This is a methodological development study. Undergraduate nursing students performed the research out in four stages: first, the construction of clinical cases; second, the online validation of clinical cases by specialists; third stage, face-to-face validation of clinical cases and scenarios simulated by specialists in the field; and, the fourth stage. Results: The clinical cases created, had all items evaluated, a Content Validity Index of 1, thus concluding that the instruments developed for the simulation have high reliability to be applied in simulations aimed at teaching nursing. In addition, students submitted to the simulation demonstrated a high degree of satisfaction with their learning, as well as the debriefing moment demonstrated to be a process that helped in the connection in learning and to process the simulation experience and the simulation design had a satisfactory evaluation. Conclusion: The simulated teaching with cases validated by specialists, assist in the experience of undergraduate nursing students in the area of prematurity |
Resumen: | Introducción: son necesarios nuevos métodos de enseñanza, especialmente en la capacitación de profesionales de la salud, para trabajar en entornos limitados para la práctica del aprendizaje, como la pediatría y las unidades de terapia neonatal. Para evitar errores de salud que puedan surgir en la asistencia brindada, la simulación clínica ha sido ampliamente utilizada. La simulación favorece el desarrollo de habilidades psicomotoras, habilidades sociales y de comunicación, creatividad, trabajo en equipo y colaboración, pensamiento crítico y aprendizaje clínico. Hay varios escenarios que se pueden construir para que puedan convertirse en lo más cercano a la realidad, mejorando el aprendizaje de los estudiantes, además de permitir una experiencia previa de práctica. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo describir la creación de dos casos clínicos y su validación para usarlos más adelante en la simulación. Método: este es un estudio de desarrollo metodológico. La investigación se llevó a cabo en cuatro etapas: primero, la construcción de casos clínicos; segundo, la validación en línea de casos clínicos por especialistas; tercera etapa, validación cara a cara de casos clínicos y escenarios simulados por especialistas en el campo; y, la cuarta etapa, por estudiantes universitarios de enfermería. Resultados: Los casos clínicos creados, tuvieron todos los ítems evaluados, un Índice de validez de contenido de 1, concluyendo así que los instrumentos desarrollados para la simulación tienen alta confiabilidad para ser aplicados en simulaciones dirigidas a la enseñanza de enfermería. Además, los estudiantes sometidos a la simulación demostraron un alto grado de satisfacción con su aprendizaje, así como el momento de presentación de informes demostró ser un proceso que ayudó en la conexión en el aprendizaje y para procesar la experiencia de simulación y el diseño de la simulación tuvo una evaluación satisfactoria. Conclusión: La enseñanza simulada con casos validados por especialistas, ayuda en la experiencia de estudiantes de pregrado de enfermería en el área de prematuridad. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.