Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Lima, Laryssa Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T14:19:24Z | - |
dc.date.available | 2021-02-04T14:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-21 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Laryssa Bezerra. A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40020 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Identidade Docente na Formação Inicial é o tema desta dissertação. O estudo tem como objetivo
geral analisar a Identidade Docente expressa nos Memoriais de Formação de estudantes do Curso
de Pedagogia da Universidade de Brasília. A metodologia propõe um diálogo entre categorias da
Teoria Social e a Análise do Discurso Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se
desenvolve pela via do Memorial de Formação, um gênero acadêmico institucionalizado pelo Curso
de Pedagogia da UnB como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes em
final de formação. A fundamentação teórica pauta-se nas categorias: Identidade e Identidade
Docente, a partir de Dubar (2005), Nóvoa (1995) e Rêses (2015); Formação Docente, com base em
Dantas (2007), Ludke e Boing (2012), Nóvoa (2019) e Pimenta (1999), e Memorial de Formação,
pelos pressupostos de Passeggi (2006), (2011), (2016), entre outros. Os resultados revelam o
Memorial de Formação dos estudantes de Pedagogia da UnB como uma fonte de memória viva da
Universidade de Brasília, da História de Brasília e da Educação do Distrito Federal, que narra de
maneira tautológica contradições históricas da educação e estereótipos da formação pelo
questionamento e estranhamento de estudantes em iminência da docência. As conclusões
demonstram que a Identidade Docente se expressa nesses Memoriais de Formação pela ênfase no
sujeito que antecede o ingresso na Universidade de Brasília. Constituída de contradições, a escola
narrada pelos sujeitos é, posteriormente, estranhada e questionada na trajetória acadêmica, refletindo
aspectos do momento em que se encontram os estudantes na ocasião de produção das narrativas,
ou seja, o momento singular de estarem prestes a tornarem-se licenciados para a docência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memoriais de Formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cursos de graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L’identité des Enseignants dans la Formation Initiale est le sujet de cette dissertation. L'objectif
général de l'étude est d'analyser l'identité d'enseignement exprimée dans le Mémorial de formation
des étudiants du Cours de Pédagogie de l'Université de Brasilia. La méthodologie propose un
dialogue entre les catégories de la théorie sociale et l'analyse du discours critique. Il s'agit d'une
recherche qualitative qui est développée à travers le Mémorial de la Formation, un genre académique,
institutionnalisé par le Cours de Pédagogie de l'UnB en tant que partie intégrante du travail de fin de
cours des étudiants à la fin de leur formation. La base théorique est basée sur les catégories
suivantes : Identité et identité d'enseignement de Dubar (2005), Rêses (2015), Nóvoa (1995) ;
Formation d'enseignement basée sur Pimenta (1999), Dantas (2007), Ludke et Boing (2012), Nóvoa
(2019) ; et Mémorial de formation à partir des hypothèses de Passeggi (2006), (2011), (2016), entre
autres. Les résultats révèlent le Mémorial de la formation des étudiants en pédagogie de l'UnB
comme source de mémoire vivante de l'Université de Brasilia, l'Histoire de Brasilia et l'Education du
District fédéral, qui raconte de manière tautologique les contradictions historiques de l'éducation et les
stéréotypes de formation par le questionnement et l'étrangeté des étudiants à la veille d'enseigner.
Les conclusions démontrent que l'identité de l'enseignement s'exprime dans ces Mémoires de
Formation par l'accent mis sur le sujet qui précède l'entrée à l'Université de Brasilia. Constituée de
contradictions, l'école racontée par les sujets est, par la suite, étrangement et questionnée dans la
trajectoire académique, reflétant des aspects du moment où les étudiants se trouvent à l'occasion de
la production des récits, c'est-à-dire le moment singulier d'être sur le point de devenir professeur
diplômé. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|