http://repositorio.unb.br/handle/10482/3984
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2008_LisianiFerracoPaula.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Procedimentos espontâneos de aprender LE (inglês) : um esboço de análise da competência espontânea de aprender do aluno |
Auteur(s): | Paula, Lisiani Ferraço de |
Orientador(es):: | Almeida Filho, José Carlos Paes de |
Assunto:: | Aprendizagem Língua estrangeira |
Date de publication: | 16-mar-2010 |
Data de defesa:: | 2008 |
Référence bibliographique: | PAULA, Lisiani Ferraço de. Procedimentos espontâneos de aprender LE (inglês) : um esboço de análise da competência espontânea de aprender do aluno. 2008. 230 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Résumé: | O aluno possui uma competência espontânea de aprender guiada por tradições e conhecimentos advindos de diversas origens e contextos. Ao estudar em um contexto formal (na escola) suas escolhas podem ser reguladas pelo professor e/ou colegas, entre outros; nas extensões da sala de aula outros tipos de influências, além das provenientes do ambiente formal, podem conduzir suas ações, como a cultura de aprender. Neste trabalho de caráter etnográfico, optamos por estudar as extensões da sala de aula (casa do aprendiz ou de colegas, ônibus, bibliotecas) com o intuito de observar como o aprendiz dá andamento ao se processo de aprendizagem, que escolhas ele faz que orientam seu caminho e quais procedimentos espontâneos são utilizados por eles. Nossa pesquisa visa investigar o acervo espontâneo de procedimentos empregados pelos alunos dos níveis básico e intermediário ao estudarem uma LE fora da sala de aula, sem a tutoria do professor. Para isso, consideraremos como hipótese para este estudo as idéias e considerações de Almeida Filho (2007) e de Bandeira (2003) de que a competência implícita exterioriza-se através das seguintes categorias: intuições, crenças, pressupostos, atitudes e capacidade de decisão e ação. Comparamos, ainda, as categorias espontaneamente sugeridas pelos dados com o sistema complexo de teorização de O’Malley e Chamot (1990) e descrevemos as atitudes dos alunos em relação ao aprendizado do inglês detectados nas observações e em suas declarações. Os dados foram coletados por meios de instrumentos como: questionários, observações de aulas, entrevistas gravadas com os alunos, os familiares e os professores. Os resultados deste estudo evidenciaram que os conhecimentos do aluno advêm das experiências de aprendizagem dele como aluno, de colegas, de professores, de familiares e da cultura de aprender que o circunda. Contudo, constatamos que os conhecimentos disponíveis aos alunos não são suficientes para que eles possam produzir ações condizentes com as especificidades necessárias para um aprendizado de línguas eficiente. Faz-se necessária, então, a implementação da formação de alunos com o intuito de disponibilizar alternativas que possam produzir resultados mais satisfatórios. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The student has a spontaneous learning competence which is guided by traditions and knowledge that come from various origins and contexts. When studying in a formal context (at school) his choices can be, among other things, guided by the teacher and/or classmates. Besides the influences deriving from the formal context, in the classroom extensions the students can have their actions affected by other factors such as the culture of learning languages. In this ethnographic research we decided to study the classroom extensions (the student’s or classmates’ home, bus or library) in order to observe how the learners lead the learning process, the choices and the spontaneous procedures used by them. The main purpose of this research is to investigate the spontaneous procedures employed by the basic and intermediate learners when studying a foreign language in the classroom extensions without the teacher’s tutorage. To achieve this, we considered the hypothesis supported by Almeida Filho (2007) that the implicit knowledge is expressed through the following categories: intuitions, beliefs, presuppositions, attitudes and capacity to make a decision and to act. The data indicated spontaneous categories which were compared to the O’Malley e Chamot (1990) complex theorization system. The students’ attitudes towards the learning process were described based on the observations and interviews. The instruments used to data collect were: questionnaires, class recording, observation, and, interviews with students, parents and, teachers. The results have presented evidences that the student’s knowledge is a result from the learning experiences deriving from their family, teacher and theirs as well. The results also show the influence of the surrounding culture of language learning on the student’s actions. Nevertheless, we testified that this knowledge is not enough and adequate to language learning. It is necessary thus to implement students’ formation in order to provide them with alternatives that can produce satisfactory results. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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