http://repositorio.unb.br/handle/10482/39836
Título: | O regime de colaboração na implementação da Meta 4 do PNE no Distrito Federal |
Autor(es): | Lima, Roger Pena de Castioni, Remi |
Assunto: | Plano Nacional de Educação (Brasil) Regime de colaboração |
Data de publicação: | 2018 |
Editora: | Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais/PPGE/UFES |
Referência: | LIMA, Roger Pena de; CASTIONI, Remi. O regime de colaboração na implementação da Meta 4 do PNE no Distrito Federal. In: SEMINÁRIO FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 3., 2018, Vitória. Anais [...]. Vitória: Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais/PPGE/UFES, 2018. p. 344-350. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/federalismo/article/view/21677. |
Resumo: | O presente artigo traz um recorte de pesquisa realizada no mestrado acadêmico que teve como objetivo analisar, no âmbito do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal, a implementação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Meta 4 do Plano Distrital de Educação (PDE-DF). Para a presente discussão, focou-se no Regime de Colaboração no contexto de implementação da política analisada. Orientado pela abordagem qualitativa, optou-se pelo Estudo de Caso, utilizando a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível perceber a tentativa de melhoria na articulação federativa, com a União buscando atuar como coordenadora das políticas públicas. Também se evidenciou a preocupação dos agentes de implementação com o aperfeiçoamento do Regime de Colaboração para a consecução das metas formuladas. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Versão da editora: | https://periodicos.ufes.br/federalismo/article/view/21677 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.