http://repositorio.unb.br/handle/10482/39818
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_DanielRöheSalomondaRosaRodrigues.pdf | 23,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O Édipo vai à Ópera : contribuições musicológicas para o complexo de Édipo |
Autor : | Rodrigues, Daniel Röhe Salomon da Rosa |
metadata.dc.contributor.email: | psicologo.rohe@gmail.com |
Orientador(es):: | Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda |
Assunto:: | Complexo de Édipo Ópera Psicanálise Musicologia Semiótica |
Fecha de publicación : | 29-dic-2020 |
Data de defesa:: | 30-jul-2020 |
Citación : | RODRIGUES, Daniel Röhe Salomon da Rosa. O Édipo vai à Ópera: contribuições musicológicas para o complexo de Édipo. 2020. xxii, 712 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Óperas edipianas foram estudadas desde um viés semiótico- psicanalítico. A revisão de literatura aborda a evolução do conceito do complexo de Édipo na obra de Freud e em autores posteriores a ele. Freud nunca realizou uma sistematização do seu conceito (kernkomplex), o que implica numa lacuna teórica. A metodologia inclui uma demonstração lógica acerca do que é a música e de como ela é composta. Além disso, foi explicada a associação livre desde uma perspectiva semiótica. Ademais, foi realizada uma explicação sobre o método comparativo que permitiu à presente tese se debruçar sobre variantes diversas do mito de Édipo – mesmo quando não se trata de Édipo. Foi realizada análise musicológico-psicanalítica de duas óperas que tratam do mito de Édipo, lançando mão de conceitos da psicanálise para além de questões acerca do desenvolvimento psicossexual da criança. Temas, motivos, termos e frases musicais foram discutidos desde uma perspectiva psicopatológica da vida cotidiana. Foi observado amplo potencial das óperas para o debate de temas clínicos e que o mito de Édipo não apenas tem diversas versões, mas que ele mesmo é uma variante de mitos mais antigos. |
Abstract: | Oedipal operas were studies under the light of semiotic and psychoanalytic perspective. The literature review observed the evolution of the concept coined by Freud which is known as the Oedipus complex, which was also studied by many authors after him. Freud himself never systematized his theory of his kernkomplex, which means that there is a lack in the literature. Our method comprised a logical demonstration about what music is and how it is composed. Furthemore, we explained how free association can be used a tool in musical interpretation with with a semiotic approach. Moreover, we discussed the comparative method in mythography, which allowed us to interpret many versions of the Oedipus' myth - even when the variation was not strictly Oedipal. We have realized a musicological and psychoanalytic analysis about operas which deal with the Oedipus' myth. We have applied psychoanalytic concepts beyond of those related to the psicossexual developtment of the child. Themes, motives, terms and musical phrases were discussed under the guise of a psychopathology of everydaylife. We have noticed the vast potential of operas as sources for the discussion about clinical issues and that the Oedipus' myth not only is known by many different source, but that his myth is a variant of even older myths. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
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Agência financiadora: | a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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