Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39775
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormacaoDocenteProposta.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open
Title: Formação docente : uma proposta de acesso diferenciado ao ensino superior para professores da educação básica
Other Titles: Teacher training : a proposal for differentiated access to higher education for basic education teachers
Formación docente : una propuesta de acceso diferenciado a la educación superior para profesores de educación básica
Authors: Castioni, Remi
Dutra, Norivan Lustosa Lisboa
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
Assunto:: Professores - formação
Licenciatura
Issue Date: 27-Nov-2020
Publisher: CEBRASPE
Citation: CASTIONI, Remi; DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. Formação docente: uma proposta de acesso diferenciado ao ensino superior para professores da educação básica. Examen: Política, Gestão e Avaliação da Educação, v. 4, n. 4, 27 nov. 2020. Disponível em: https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/108/58. Acesso em: 21 dez. 2020.
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de acesso diferenciado aos cursos de graduação, com ênfase para as licenciaturas, em atendimento às alternativas criadas pela Lei nº 13.478/2017, que modificou a LDB, Lei nº 9.394/1996. Trata-se de reflexão resultante de projeto de pesquisa apoiado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no período de 2017 a 2018, intitulado “Acesso diferenciado aos cursos de Pedagogia e Licenciaturas: contribuir para a melhoria da qualificação dos docentes da educação básica”. O estudo de abordagem quali-quanti de cunho bibliográfico demonstra que poderiam ser criados processos diferenciados para atrair interessados à carreira do magistério da educação básica. O resultado apresenta desafios à formação docente e, conforme previsto na Lei nº 13.478/2017, elaborou-se proposta para que o público previsto pela Lei possa ter acesso à educação superior. Além disso, a presente proposta pode ser utilizada para atrair também os futuros professores.
Abstract: The purpose of this article is to present a proposal for differentiated access to undergraduate courses, with an emphasis on undergraduate degrees, in compliance with the alternatives created by Law No. 13,478 / 2017, which modified the LDB, Law No. 9,394 / 1996. It is a reflection resulting from a research project supported by the Brazilian Center for Research in Evaluation and Selection and Promotion of Events (Cebraspe), in the period from 2017 to 2018, entitled “Differentiated access to Pedagogy and Undergraduate courses: contributing to the improving the qualification of basic education teachers ”. The study of a quali-quanti approach of bibliographic and documentary nature sought to answer what Law No. 13.478 / 2017 proposes and how, from it, differentiated processes could be created to attract those interested in the basic education teaching career. The result presents challenges to teacher training and as provided for in Law No. 13,478 / 2017, a proposal was prepared so that the public provided for by the Law can have access to higher education. In addition, this proposal can be used to attract future teachers.
Resumen: El propósito de este artículo es presentar una propuesta para el acceso diferenciado a los cursos de grado para formación de profesores, en conformidad con las alternativas creadas por la Ley N° 13.478 / 2017, que modificó la LDB, Ley N° 9.394 / 1996. Esta es una reflexión resultante de un proyecto de investigación apoyado por el Centro Brasileño de Investigación en Evaluación y Selección y Promoción de Eventos (Cebraspe), en el período de 2017 a 2018, titulado "Acceso diferenciado a los cursos de Pedagogía y Formación de profesores: contribuyendo a la mejora de la calificación de los docentes de educación básica”. El estudio de un enfoque cuali-cuanti de naturaleza bibliográfica y documental buscó responder a lo que propone la Ley N° 13.478 / 2017 y cómo, a partir de ella, se podrían crear procesos diferenciados para atraer a aquellos interesados en la carrera docente de educación básica. El resultado presenta desafíos para la capacitación docente y, según lo dispuesto en la Ley N° 13.478 / 2017, se preparó una propuesta para que el público previsto por la Ley pueda tener acceso a la educación superior. Además, esta propuesta se puede utilizar para atraer a futuros interesados en la enseñanza.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos editores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE, em 15 de dezembro de 2020, para disponibilizar, gratuitamente, o artigo Formação docente: uma proposta de acesso diferenciado ao ensino superior para professores da educação básica, Revista EXAMEN, v. 4. n. 4. 2020, endereço: https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/108/58, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39775/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.