http://repositorio.unb.br/handle/10482/39703
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_NilvâniaCardosoAlmeida.pdf | 831,49 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais |
Auteur(s): | Almeida, Nilvânia Cardoso |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:nilvâniacardoso2016@gmail.com |
Orientador(es):: | Machado, Liliane Campos |
Assunto:: | Educação Práxis pedagógica Docentes Professores - formação |
Date de publication: | 3-déc-2020 |
Data de defesa:: | 15-jui-2020 |
Référence bibliographique: | ALMEIDA, Nilvânia Cardoso. Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica: análise da profissão docente de professores dos anos iniciais. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Neste trabalho realizamos a incursão nos aspectos relacionados a profissão docente tendo como objeto de estudo a práxis pedagógica de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, com a finalidade de analisar como se consolidam os caminhos e os desafios da práxis pedagógica na profissão docente desses profissionais. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, desenvolvida na perspectiva histórico-crítica da análise dialética da profissão docente, em razão da Pedagogia Histórico-Crítica ser considerada mediadora da compreensão da prática social decorrente das análises provenientes da realidade escolar pesquisada. Como técnica de análise dos dados empíricos, foi eleita a análise de conteúdo, que nos possibilitou a interpretação da prática social dos professores colaboradores. Lançamos mão de instrumentos como: a ficha de identificação e os formulários descritivos de pesquisa os quais possibilitaram gerar os dados da pesquisa de campo, realizada com dez docentes, de duas escolas da Coordenação Regional de Sobradinho, situadas em conjunturas sociais específicas que requerem dos docentes o traquejo pedagógico singular para promover o ensinar e o aprender, encadeando ideias capazes de conjugar a teoria e a prática no exercício diário da profissão. Com o objetivo de se construir o campo teórico, foram discutidos aspectos conceituais para absorver como o aprender e o ensinar envolvem a profissão docente e podem impulsionar o processo de ensino aprendizagem e a práxis pedagógica. Tratamos sobre os saberes pedagógicos inerentes à profissão docente e em que medida eles podem impactar na construção da identidade profissional e da práxis pedagógica. Abordamos também, como a constituição da identidade profissional, os caminhos e os desafios vivenciados pelos professores podem interferir e/ou impulsionar a práxis pedagógica durante a carreira profissional. A fundamentação está embasada em: Almeida; Leite; Santiago, (2013), Curado Silva (2018), Cury (1989), Cruz (2017), Charlot (2013), Duarte (2016), Hall (2019), Gamboa (2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Tardif (2012), Machado (2009,2013), Malanchen (2016), Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), Silva (2014), Saviani (2013), Tardif (2012), Vasquez(1977) e outros para ampliar a discussão. Alicerçadas em tais percepções apreciamos os resultados encontrados conforme registraram os docentes em função das suas experiências e dilemas vividos nos contextos de sala de aula ao efetivarem suas práticas pedagógicas. Eles salientaram o quanto a atividade laboral pedagógica é desafiante e exige contínuos esforços formativos em busca de saberes que deem conta da teoria e da prática na reconfiguração da práxis pedagógica. A partir dos desfechos encontrados, em se tratando do Mestrado Profissional, apresentamos a proposição de um produto técnico de pesquisa, o curso intitulado: Práxis Pedagógica, Caminhos e Desafios da Formação Docente. Esse curso responde aos anseios dos professores colaboradores ao apontarem as fragilidades sentidas em seus fazeres pedagógicos. |
Abstract: | In this work, we made an incursion into aspects related to the teaching profession, having as object of study the pedagogical praxis of teachers of the Early Years of Basic Education, in order to analyze how the paths and challenges of pedagogical praxis are consolidated in the teaching profession of these professionals. The methodology used was of a qualitative nature, developed in the historical-critical perspective of the dialectical analysis of the teaching profession, because the Historical-Critical Pedagogy is considered as a mediator of the understanding of social practice resulting from the analyzes from the researched school reality. Content analysis was chosen as the technique for analyzing empirical data, which enabled us to interpret the social practice of collaborating teachers. We used instruments such as: the identification form and the descriptive research forms which made it possible to generate data from the field research, carried out with ten teachers, from two schools of the Regional Coordination of Sobradinho, located in specific social situations that require teachers the unique pedagogical skills to promote teaching and learning, linking ideas capable of combining theory and practice in the daily exercise of the profession. In order to build the theoretical field, conceptual aspects were discussed to absorb how learning and teaching involve the teaching profession and can boost the teaching-learning process and pedagogical praxis. We deal with the pedagogical knowledge inherent to the teaching profession and the extent to which they can impact the construction of professional identity and pedagogical praxis. We also address how the constitution of professional identity, the paths and challenges experienced by teachers can interfere and / or boost pedagogical praxis during their professional careers. The reasoning is based on: Almeida; Leite; Santiago, (2013), Curado Silva (2018), Cury (1989), Cruz (2017), Charlot (2013), Duarte (2016), Hall (2019), Gamboa (2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Tardif (2012), Machado (2009,2013), Malanchen (2016), Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), Silva (2014), Saviani (2013), Tardif (2012), Vasquez(1977) and others to expand the discussion. Based on such perceptions, we appreciate the results found as registered by the teachers due to their experiences and dilemmas lived in the classroom contexts when carrying out their pedagogical practices. They stressed how challenging the pedagogical work activity is and requires continuous training efforts in search of knowledge that will account for theory and practice in the reconfiguration of pedagogical praxis. Based on the outcomes found, in the case of the Professional Master's Degree, we present the proposal for a technical research product, the course entitled: Pedagogical Praxis, Paths and Challenges of Teacher Education. This course responds to the wishes of the collaborating teachers by pointing out the weaknesses felt in their pedagogical activities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.