Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Jane Aparecida Matos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T16:41:43Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T16:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-21 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jane Aparecida Matos. A escola como lócus de formação continuada de professores dos anos iniciais : uma experiência por meio de oficinas pedagógicas de matemática. 2020. 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39701 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga os limites e as possibilidades do espaço escolar como lócus da formação
continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de oficinas pedagógicas
de Matemática. Buscou responder : é o espaço escolar um lócus viável para a formação continuada
de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de oficinas pedagógicas de
Matemática? O contexto da pesquisa está inserido em uma escola pública, localizada em uma Região
Administrativa do Distrito Federal (DF). O grupo dos sujeitos envolvidos no estudo compõe-se de oito
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com vistas a alcançar tal objetivo, caracterizou-
se historicamente como tem se constituído a formação de professores dos anos iniciais do ensino
fundamental, em especial, no que se refere ao ensino de Matemática; foi verificada a viabilidade da
realização de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no
ambiente escolar, com foco no ensino de Matemática em uma escola da rede pública de ensino do DF,
e, ao final, o estudo apresentou uma experiência de prática de formação continuada em Educação
Matemática realizada na escola investigada. A prática de estudos foi promovida em quatro encontros
presenciais, no total de 12h de formação, entre os meses de outubro e novembro e foi aplicada por
mestrandos e doutorandos da UnB que compõem o Grupo de Pesquisa de Dzeta Investigações em
Educação Matemática - DIEM. A dissertação está estruturada no formato multipaper, que correlaciona
três artigos. A metodologia de pesquisa escolhida para o estudo foi a abordagem qualitativa, com a
pesquisa-ação como estratégia de investigação. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário,
complementado com os registros das observações e registro por fotografias. Os resultados e análises
dos dados da investigação revelaram que a formação continuada é primordial para a melhoria da prática
docente, todavia o acesso à formação contínua, no que concerne à Educação Matemática, é
insuficiente. A escola desponta com forte potencial como espaço para a organização e promoção da
formação continuada e as oficinas pedagógicas em Educação, como recurso valoroso a ser utilizado
como estratégia de ensino e aprendizagem, dentro da formação permanente do professor. Ao final
pode-se inferir que este estudo é relevante pela possibilidade de pensar espaços que facilitem o acesso
do professor à formação continuada, levando em consideração as necessidades pontuais,
considerando seu contexto de atuação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escola como lócus de formação continuada de professores dos anos iniciais : uma experiência por meio de oficinas pedagógicas de Matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigates the limits and possibilities of the school space as the locus of the continuing
education of teachers in the early years of elementary school through pedagogical workshops on
mathematics. He sought to answer: is the school space a viable locus for the continuing education of
teachers in the early years of elementary school, through pedagogical workshops on mathematics? The
research context is inserted in a public school, located in an Administrative Region of the Federal District
(DF). The group investigated in the study consists of eight teachers from the early years of elementary
school. In order to achieve this goal, we sought to characterize, historically, how the formation of
teachers in the early years of elementary education has been constituted, especially with regard to the
teaching of Mathematics; the feasibility of carrying out continuing education in the school environment,
for teachers in the early years of elementary school was verified, with a focus on teaching mathematics
in a public school in the Federal District; and, at the end, the study presented an experience of continuing
education practice in Mathematics Education held in a public school in DF, and, at the end, the study
presented an experience of continuing education practice in Mathematics Education held in the
investigated school.
The practice of studies was promoted in four face-to-face meetings, totaling 12 hours of training,
between the months of October and November and was applied by master's and doctoral students from
UnB who make up the Research Group of Dzeta Research in Mathematics Education - DIEM. The
dissertation is structured in a multipaper format, which correlates three papers. The research
methodology chosen for the study was qualitative, with action research method as an investigation
strategy. For the data collection an questionnaire was used, complemented with the written records of
the observations in a logbook and photographic records. The analysis of the research data revealed that
continuing formation is essential for improving teaching practice, however, the access to continuing
formation in Mathematics Education is insufficient. The school emerges with strong potential as a space
for the organization and promotion of continuing formation and pedagogical workshops as a valuable
resource to be used as a teaching and learning strategy in the permanent formation of teachers. In the
end, it can be inferred that this study is relevant due to the possibility of assisting in reflections on spaces
that facilitate the teacher's access to continuing formation, taking into account specific needs and their
work context. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:jannemats@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|