http://repositorio.unb.br/handle/10482/39614
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_InstitutosFederaisIFLEX.pdf | 303,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Institutos federais, IFLEX ou mini universidades? : a institucionalização de um projeto de educação voltado ao trabalho |
Authors: | Castioni, Remi Carvalho, Marco Antônio de Sá Filho, Paulo de |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-5127-5886 https://orcid.org/0000-0003-3070-3973 |
Assunto:: | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Educação profissional e tecnológica Universidades e faculdades Planejamento regional |
Issue Date: | Feb-2020 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Citation: | CASTIONI, Remi; CARVALHO, Marco Antônio de; SÁ FILHO, Paulo de. Institutos federais, IFLEX ou mini universidades? : a institucionalização de um projeto de educação voltado ao trabalho. Educativa, Goiânia, v. 22, e7812, fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7812. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7812. Acesso em: 09 nov. 2020. |
Abstract: | O texto discute a institucionalidade dos Institutos Federais. Persegue-se a ideia de que, assim como as anteriores medidas na área da educação profissional e tecnológica (EPT), que se vincularam a determinados governos e a partir de desígnios históricos, às atuais tentativas, também, buscaram responder a demandas, sejam de elevação da escolaridade, ou da melhoraria da qualidade da mão de obra. Enaltecemos a importância das iniciativas recentes para essa modalidade de ensino e sua interiorização, assim como lançamos preocupações sobre a expansão, se não estaria reproduzindo muito mais o modelo das universidades, diferentemente do que foi proposto para esta nova institucionalidade. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | (CC BY-NC-ND) - Open Access |
DOI: | http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7812 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.