Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39579
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LeonardoBleggiAraujo.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular
Autor(es): Araujo, Leonardo Bleggi
E-mail do autor: leobleggi76@gmail.com
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Música - instrução e estudo
Teoria musical
Violão - instrução e estudo
Milonga Pampeana
Material didático
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: ARAUJO, Leonardo Bleggi. Milonga Pampeana: estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular. 2020. 28 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta a confecção de um material pedagógico e minha reflexão sobre a busca por utilizar as práticas de aprendizagem de músicos populares (GREEN, 2002) no ensino do violão popular em escolas formais de ensino. Minhas motivações para tal partiram da necessidade de ampliar o repertório musical dos alunos dando ênfase à função do violão acompanhador (THOMAZ, 2018). Um dos desafios docentes dessa tarefa estava diretamente relacionado à procura da compatibilidade entre o gênero musical ensinado e o interesse e gosto musical dos alunos. A fundamentação teórica deste trabalho se dá sob a luz da teoria do significado musical de Green (1997, 2008). Considerando tal teoria e tendo ela como base para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que utiliza as práticas de músicos populares no ensino formal, intenciona-se ressignificar a experiência musical dos alunos por meio do envolvimento direto com o fazer musical. Esse material pedagógico, o e-book Milonga Pampeana, é fruto deste estudo que se encontra inspirado no modelo pedagógico (T)EC(L)A/ C(L)A(S)P de Swanwick (1979) e na abordagem de aprendizagem informal de Green (2008). Cabe ressaltar, ainda, que o material pedagógico é resultado do desenvolvimento e do aprimoramento de estratégias pedagógicas utilizadas na oficina de “Violão Acompanhamento: um recorte dos ritmos brasileiros de fronteira” realizada no 40o Curso de Verão da Escola de Música de Brasília. Todas as etapas relevantes para a confecção do e-book Milonga Pampeana são apresentadas criticamente neste trabalho, que leva em consideração a minha experiência docente nesses quase vinte anos de ensino. Espera-se que este trabalho contribua para as áreas da educação musical, da música popular e para a formação de alunos e professores.
Abstract: This work presents the making of a pedagogical material and my reflection on attempts to implement popular musicians’ learning practices (GREEN, 2002) while teaching popular guitar in formal teaching contexts. My motivation was based on the need of broadening students’ music repertoire emphasising the role of accompanying guitar (THOMAZ, 2018). One of the challenges of this teaching task was directly linked to the search of musical genres that students could enjoy and be interested in. This work is grounded on Green’s (1997; 2008) theory of musical meaning. It has been the basis of the pedagogical material that tried popular musicians’ practices in the formal teaching as an attempt to re-signify students’ musical experience through ‘hands-on’ musical practices. That pedagogical material is the e-book Milonga Pampeana, a product of this study inspired by Swanwick’s (1979) C(L)A(S)P model and by Green’s (2008) informal learning practices. It is worth pointing that the pedagogical material is the development and enhancement of teaching strategies used in the workshop “Violão Acompanhamento: um recorte dos ritmos brasileiros de fronteira” that took place during the 40th Summer Course offered by the Escola de Música de Brasília [Brasília Music School]. All the relevant steps to prepare the e-book Milonga Pampeana are critically presented in this work, which reflects my experience of teaching for nearly twenty years. I hope this work can contribute to the fields of music education, popular music and to the education of both teachers and students.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.