http://repositorio.unb.br/handle/10482/39468
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2020_PollianaEsmeraldaGonçalvesMachado.pdf | 960,41 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Opacidade de meninas em conflito com a Lei : vivências de egressas do sistema socioeducativo do Distrito Federal |
Auteur(s): | Machado, Polliana Esmeralda Gonçalves |
Orientador(es):: | Almeida, Tânia Mara Campos de |
Assunto:: | Atos ilícitos Medidas socioeducativas de internação Mulheres - condições sociais Narrativas biográficas |
Date de publication: | 28-sep-2020 |
Data de defesa:: | 5-mai-2020 |
Référence bibliographique: | MACHADO, Polliana Esmeralda Gonçalves. Opacidade de meninas em conflito com a Lei: vivências de egressas do sistema socioeducativo do Distrito Federal. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Este estudo analisou a história de três jovens egressas da internação socioeducativa do Distrito Federal - Brasil. A pesquisa tem, como base teórica, discussões feministas pósmodernas e pós-coloniais sobre o sujeito e a reconstituição das relações de poder que engendraram as vivências das adolescentes, principalmente no que diz respeito ao ato infracional e à institucionalização. Ao considerar a parte opaca das biografias narradas, o método de história de vida firmou um compromisso com o processo de rememorar, tanto pela escrita quanto pela oralidade. Os dados foram coletados por meio de cartas e entrevistas narrativas que giraram em torno de três grandes eixos temáticos: a história das jovens, ou seja, como gostariam de se apresentar e de relatar a si mesmas, no meio familiar e nas relação anteriores à internação; suas vivências na internação propriamente dita; e por fim, a saída da unidade e todo o período até o momento da pesquisa, buscando suas perspectivas pósinternação e projeções futuras. Por meio das histórias de Anna, Ágatha e Alice, foi possível compor trajetórias atravessadas por vivências sociais de opressão de gênero, raça e classe e, ao mesmo tempo, subversivas coletivamente. Contudo, ao utilizar a hermenêutica do amor, esta dissertação buscou trazer para a análise sociológica as vozes, os silêncios, os afetos, os amores e o significados que essas jovens dirigiram a suas vivências particulares, compreendendo a opacidade delas como uma forma de existência e resistência individual. |
Abstract: | This study sought to analyze the stories of three young women who fulfilled socioeducational measure in Distrito Federal - Brazil. The research is based on the post-modern and post-colonial feminist discussions about the subject and proposes the reconstitution of the power relationships that involve the adolescents' experiences, mainly when it comes to infraction and institutionalization. When considering an opaque part of the narrated biographies, the life story method establishes a commitment to the process of recollecting, through the writing and orality. The data were collected through letters and narrative interviews based on three thematic axes: the stories of the young women, that is, how they would like to present and portray themselves; their experiences during the socio-educational measure; and finally, their perspectives on the period outside the socio-educacional unit. Through the stories of Anna, Ágatha and Alice, it was possible to compose paths crossed by generated yet subversive experiences. By using the hermeneutics of love, this work has sought to bring to a sociological analysis the voices, silences, affections, loves and meanings that these people have directed their experiences to, understanding the opacity of these young women as a form of existence and resistance. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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