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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39463
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Title: Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA
Authors: Andrade, Samária Araújo de
metadata.dc.contributor.email: samaria.andrade@hotmail.com
Orientador(es):: Pereira, Fábio Henrique
Assunto:: Jornalismo alternativo
Midiativismo
Coletivos de comunicação
Mídia NINJA
Issue Date: 24-Sep-2020
Citation: ANDRADE, Samária Araújo de. Comovidos: engajamentos e emoções na Mídia NINJA. 2020. 394 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Os coletivos de comunicação são atores heterogêneos que proliferaram na arena da comunicação do século XXI, fruto de mudanças sociotécnicas, apresentando-se como mídia alternativa e independente, em oposição à mídia hegemônica, adotando novos processos colaborativos e horizontalizados e atraindo profissionais e amadores da comunicação em diferentes graus de adesão. Esta pesquisa se interessa em investigar como as pessoas aderem e permanecem engajadas nos coletivos de comunicação, essa experiência exigente que, na maioria das vezes, não garante remuneração formal e disputa espaço com atores da imprensa convencional, consolidados e reconhecidos ao longo do século XX. É analisado o engajamento dos participantes na Mídia NINJA, coletivo que ganhou protagonismo e estimulou o surgimento de outras iniciativas, seguindo único na adoção de casas coletivas onde os participantes vivem e trabalham e de caixa coletivo para as despesas. Os esforços teóricos levam em conta os estudos sobre os novos movimentos sociais e têm como guia uma abordagem compreensiva baseada na Sociologia da Emoção. Aplica-se um conjunto de metodologias qualitativas, numa triangulação de métodos que contempla: a) observação direta, com adoção de caderno de campo, em atividades realizadas pela Mídia NINJA na casa coletiva (Imersão) e no ambiente da Universidade (Oficina); b) acompanhamento sistemático das publicações da Mídia NINJA; e c) 15 entrevistas em profundidade com jornalistas/midiativistas que participam de alguma forma desse arranjo. Como conclusão, reflete-se que o envolvimento com a Mídia NINJA implica em um laço emocional com um conjunto de práticas e com os outros membros, criando um compromisso em relação ao midiativismo e com o estilo de vida desse coletivo. Formados na relação com o outro, os laços entre os participantes são marcados por diferentes emoções – como desencanto, esperança, amor, ódio, alegria, constrangimentos - e pelos vínculos que emergem a partir dessa conformação, tendo na comunicação o aparato fundamental para manterem-se em agência, experenciando a vida que desejam. Os ninjas podem ser vistos como membros de uma comunidade outsider que busca construir uma vida alternativa, utilizando-se das emoções como força motriz e desenvolvendo novas formas de resistência, mas também de autorrealização, via uso da comunicação.
Abstract: Communication collectives are heterogeneous actors that proliferated in the 21st century communication arena, a result of sociotechnical changes, presenting themselves as an alternative and independent media, in opposition to the hegemonic media, adopting new collaborative and horizontal processes and attracting professionals and amateurs of communication in different degrees of adherence. This research is interested in analyzing how people join and remain engaged in communication collectives, this demanding experience that, most of the time, does not guarantee formal remuneration and disputes space with actors from the conventional press, consolidated and recognized throughout the 20th century. This thesis analyzes the modalities of the participants' engagement in Media NINJA, a collective that gained prominence and stimulated the emergence of other initiatives, remaining the only one in adopting collective houses where participants live and work and collective cash for expenses. Theoretical efforts take account of studies on new social movements and are guided by a comprehensive approach based on the Sociology of Emotions. A set of qualitative methodologies is applied, in a triangulation method that contemplates: a) direct observation, with the adoption of a field notebook, in activities carried out by Media NINJA in the collective house (Immersion) and in the University environment (Workshop); b) systematic monitoring of the publications of Media NINJA; and c) 15 in-depth interviews with journalists/media activists who participate in this arrangement in some way. As a conclusion, it is reflected that the involvement with Media NINJA implies an emotional bond with a set of practices and with other members, creating a commitment in relation to media activism and with the style of this collective. Formed in the relationship with the other, the bonds between the participants are marked by different emotions - such as disenchantment, hope, love, hate, joy, constraints - and by the bonds that emerge from this conformation, having in communication the fundamental apparatus to remain in action, experiencing the life they desire. Ninjas can be seen as members of an outsider community that seeks to build an alternative life, using emotions as a driving force and developing new forms of resistance, but also self-realization, through the use of communication.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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