http://repositorio.unb.br/handle/10482/39384
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_PaulaPereiraRodrigues.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Enquadres de interação : (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores |
Autor : | Rodrigues, Paula Pereira |
metadata.dc.contributor.email: | paularodriguesp@gmail.com |
Orientador(es):: | Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto:: | Sociolinguística Escrita digital Letramento digital Professores - formação continuada |
Fecha de publicación : | 10-ago-2020 |
Data de defesa:: | 11-mar-2020 |
Citación : | RODRIGUES, Paula Pereira. Enquadres de interação: (Sócio) Linguística e letramento digital na formação continuada de professores. 2020. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | O tema desta investigação é o letramento digital em enquadres de interação na formação continuada de professores do campo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a interação entre as variedades escrita digital e orais usadas pelos professores em sala de aula da Especialização lato sensu, da Universidade de Brasília, campus Faculdade de Planaltina - FUP/UnB, nos anos de 2018 a 2019. Os objetivos específicos se desdobram ao investigar a acessibilidade tecnológica e os meios para alcançá-la durante a formação inicial e continuada de professores. A metodologia é qualitativa e utilizou-se da etnografia e da netnografia para a geração de dados. A motivação que impulsiona essa investigação é perceber o nível de fluência dos estudantes ao terem que usar a variedade escrita digital e os recursos da internet, o que culminou na investigação acerca dos enquadres que envolvem o uso dos recursos digitais necessários ao letramento digital. Na pesquisa é analisado o nível de fluência no manuseio dos recursos digitais pelos estudantes. A base teórica é formada pelos princípios da Sociolinguística Interacional (BORTONI-RICARDO, 2017), Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2017), com apoio da etnografia (ERICKSON, 2004), conceitos da netnografia (KOZINETS, 2014) e considerações sobre letramento (STREET, 2014); (ASSIS e KLEIMAN, 2016), letramento digital (XAVIER, 2007) e protocolos verbais (SOUSA, 2018) fazem parte dessa base. As considerações finais discorrem sobre a fluência do letramento digital e a contribuição para a reflexão sobre o ensino dos recursos digitais em sala de aula na formação do letramento digital desses professores. |
Abstract: | The subject of this investigation is the framework of digital interaction in the continuing education of teachers. The general objective of this research is to investigate, through participant observation, the interaction between the digital and oral written varieties used by teachers in the lato sensu Specialization classroom at the University of Brasilia campus Faculty of Planaltina - FUP / UnB in 2018 to 2019. Specific objectives unfold when investigating technological accessibility and the means to achieve it during initial and continuing teacher education. The methodology is qualitative and ethnography and netnography were used to generate data. The motivation that drives this investigation is to perceive the level of fluency of students when they have to use the variety of digital writing and internet resources, which culminated in the investigation about the frameworks that involve the use of digital resources necessary for digital literacy. In the research, the level of fluency in the handling of digital resources by students is analyzed. The theoretical basis is formed by the principles of Interactional Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2017), Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2017), with the support of ethnography (ERICKSON, 2004), concepts of netnography (KOZINETS, 2014) and literacy considerations (STREET , 2014); (ASSIS and KLEIMAN, 2016), digital literacy (XAVIER, 2007) and verbal protocols (SOUSA, 2018) are part of this base. The final considerations discuss the fluency of digital literacy and the contribution to the reflection on the teaching of digital resources in the classroom in the formation of digital literacy of these teachers. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.