Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39308
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_InfluenciaEducacaoFinanceira.pdf550,33 kBAdobe PDFView/Open
Title: Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração
Other Titles: Influence of financial education in financial behavior : a study with students and graduates in Accounting Sciences, Economy and Administration
Influencia de la educación financiera en el comportamiento financiero : un estudio con estudiantes y graduados de cursos de Contabilidad, Economía y Negocios
Authors: Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
Silva, César Augusto Tibúrcio
Botelho, Ducineli Régis
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-6130-1590
http://orcid.org/0000-0002-5717-9502
http://orcid.org/0000-0002-6205-2071
Assunto:: Educação financeira
Comportamento financeiro
Comportamento de risco (Psicologia)
Dívidas
Issue Date: 15-May-2020
Publisher: Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso
Citation: SOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins; SILVA, César Augusto Tibúrcio; BOTELHO, Ducineli Régis. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Revista de Ciências Contábeis - RCiC, Cuiabá, v. 10, n. 19, p. 18-38, 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic/article/view/8932/pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
Abstract: O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.
Abstract: The purpose of the research is to analyze the relationship between the financial knowledge and financial behavior of students and graduates of the areas of Accounting Sciences, Economy and Administration. A questionnaire adapted from the validated Flores’s model (2012) containing 26 questions was applied to a sample of 177 students and graduates from the areas of accounting, economics and administration at the University of Brasília. The questionnaire has questions that measure the level of financial education, verifies the socioeconomic and demographic variables, the position of the interviewees in relation to the use of credit, their spending profile, their tendency towards indebtedness and their risk behavior. The results showed that there is a positive influence of financial education on the financial behavior of the sample. Respondents with more financial knowledge were less prone to present a risky behavior and to indebtedness. The research highlights the importance of financial education for the individuals and for the society. The data presented demonstrates that the investment in financial education for the population may be one of the possible solutions to problems of indebtedness in Brazil.
Resumen: El propósito de la investigación es analizar la relación entre el conocimiento y el comportamiento financiero de estudiantes y egresados de Contabilidad, Economia y Administración. Se aplicó un cuestionario adaptado del modelo validado de Flores (2012) que contenía 26 preguntas a una muestra de 177 estudiantes y graduados de los cursos de contabilidad, economía y administración de la Universidad de Brasilia. El cuestionario tiene preguntas que miden el nivel de educación financiera, mapea las variables socioeconómicas y demográficas, la posición de los encuestados en relación con el uso del crédito, su perfil de gasto, su tendencia al endeudamiento y su comportamiento de riesgo. Los resultados mostraron que la educación financiera en el comportamiento financiero de la muestra es directamente proporcional. Aquellos con más conocimiento financiero eran menos propensos a comportamientos de riesgo y deudas. La investigación destaca la importancia de la educación financiera para los individuos y la sociedad. Los datos presentados demuestran que invertir en educación financiera para la población puede ser una de las posibles soluciones a los problemas de deuda y delincuencia en Brasil.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença:: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Ducineli Régis Botelho, em 09 de julho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39308/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.