Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Thomé, Karim Marini | - |
dc.contributor.author | Cappellesso, Giselle | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:18:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:18:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | CAPPELLESSO, Giselle. Você é o que você come? Modelo conceitual dos alimentos saudáveis. 2020. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39055 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Você é o que você come. Além da formação biológica específica do
corpo, o que você come está relacionado aos aspectos sociais,
culturais, simbólicos, crenças, percepções e até atitudes.
Considerando esses elementos, esse estudo visa propor um modelo
conceitual a respeito de alimentos e da alimentação saudável, tendo
como base as teorias de consumo. Para isso, utilizou-se a ánalise
bibliométrica através do CiteSpace, com 3.654 publicações sobre o
consumo de alimentos saudáveis entre 1991 e 2019, totalizando
106.414 referências citadas. As análises dos países, instituições,
palavras-chave e rede de co-citação permitiram a visualização dos
principais tópicos, além da sua dinâmica de evolução e
desenvolvimento. Ao considerar o modelo dos alimentos saudáveis,
evidenciou-se três parâmetros: i) nutricional; ii) natural; e iii)
funcional, com a prevalência para os dois principais, com temáticas
atuais voltadas para a sustentabilidade. Por outro lado, revelou-se
que grande parte dos estudos destacaram os moderadores
ambientais, com foco nos grupos de referência, no ambiente
socioeconômico e físico, principalmente no ambiente familiar e
escolar, além da acessibilidade dos alimentos. Assim, o modelo da
alimentação saudável destacou a dimensão do consumidor e do
consumo. A primeira com moderadores individuais (idade, gênero,
humor, personalidade, percepções e valores pessoais e crenças) e
ambientais (valores e normas sociais e culturais, mídia e marketing,
grupos de referência, ambiente socioeconômico e físico). A segunda
dimensão, com foco nos hábitos dos consumidores, traz os padrões
(frequência, espaçamento, horário, regularidade, omissão e
tamanho), formato (combinações, sequenciamento e práticas de
cozimento) e contexto das refeições (local, presença de outros e
atividades paralelas). Teoricamente, essa pesquisa fornece uma
sistematização sobre o tema, destacando os principais moderadores
que influenciam e podem influenciar o consumo de alimentos
saudáveis e, no campo prático, fornece os moderadores que ainda
carecem de estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Você é o que você come? Modelo conceitual dos alimentos saudáveis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos saudáveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação saudável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise bibliométrica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | You are what you eat. Besides the specific biological formation of the
body, what you eat is related to social, cultural, symbolic aspects,
beliefs, perceptions and even attitudes. Considering these elements,
this study aims to propose a conceptual model regarding food and
healthy eating, based on consumption theories. In order to do so, a
bibliometric analysis was performed through CiteSpace, with 3,654
publications on the healthy food consumption between 1991 and
2019, totalling 106,414 cited references. The analysis of countries,
institutions, keywords and co-citation network allowed the
visualization of the main topics, in addition to their evolution and
development dynamics. Regarding the healthy food model, three
parameters were evidenced: i) nutritional; ii) natural; and iii)
functional, with greater appeal to nutritional and natural, emphasising
current themes focused on sustainability. On the other hand, it was
revealed that most of the studies highlighted environmental
moderators, focusing on reference groups, on the socioeconomic and
physical environment, especially in the family and school
environment, in addition to the food accessibility. Thus, the healthy
eating model stressed the dimension of the consumer and
consumption. The first dimension, based on individual moderators
(age, gender, mood, personality, perceptions and personal values
and beliefs) and environmental (social and cultural values and norms,
media and marketing, reference groups, socioeconomic and physical
environment). The second dimension, focusing on consumer habits,
brings the patterns (frequency, spacing, timing, regularity, skipping
and portion size), format (combinations, sequencing and cooking
practices) and context of meals (location, presence of others and
eating while doing activities). Theoretically, this research provides a
systematization on the topic, highlighting the main moderators who
influence and can influence the consumption of healthy food and, in
the practical field, it provides moderators who still need studies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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