Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Iorrane Meneses Linhares | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T23:53:15Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T23:53:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-19 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Iorrane Meneses Linhares. Proposta de verbetes de verbos do campo lexical alimentação do Dicionário Analógico de Aprendizagem do Português do Brasil. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38991 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema desta dissertação está inserido na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no
Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto
de estudo é o dicionário analógico, concebido como uma obra lexicográfica em que os lexemas estão
organizados a partir do significado a fim de chegarem às unidades lexicais. O dicionário analógico é
composto por duas partes: a parte alfabética e a parte analógica. A parte alfabética se assemelha ao
dicionário de língua comum e a parte analógica apresenta os campos lexicais. A motivação para esta
pesquisa é contribuir com material de consulta para os aprendizes de Português do Brasil como
Segunda Língua (PBSL), que podem ser estrangeiros, surdos e índios. O objetivo principal desta
pesquisa é a criação de verbetes de verbos do Dicionário Analógico de Aprendizagem do Português do
Brasil (DAAPB), visto que é uma classe gramatical de uso recorrente dos estudantes. Anteriormente, o
DAAPB era composto somente por substantivos. Para alcançar o objetivo geral, delimitamos como
percursos metodológicos: i) seleção dos verbos do verbete alimentação com base na frequência
verificada no Corpus Brasileiro, disponível no software Sketch Engine; ii) compilação das definições dos
verbetes de Luft (2010) e Dicionário Eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa (2009); iii) redação das
definições dos verbetes; iv) inserção dos campos léxicos; ajuste do verbete alimentação do DAAPB; e
vi) criação de material didático no gênero textual palavra-cruzada. Utilizamos como referenciais
norteadores à discussão sobre dicionário analógico, o estudo sobre verbos, os critérios para diferenciar
homonímia e polissemia, a distinção entre contexto situacional e campos léxicos e a Semântica de
Frames de Fillmore (1977). Como produto desta pesquisa, criamos 10 verbetes de verbos e 159 lexemas
para o verbete alimentação do DAAPB. Além disso, propomos o ajuste do verbete analógico alimentação
e desenvolvemos uma atividade didática utilizando o software Hot Potatoes. Pretendemos, assim,
contribuir com material didático que auxilie no ensino de PBSL, posto que o produto criado favorecerá o
processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de verbetes de verbos do campo lexical alimentação do Dicionário Analógico de Aprendizagem do Português do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - Dicionário Analógico de Aprendizagem do Português do Brasil (DAAPB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dicionário Analógico de Aprendizagem do Português do Brasil (DAAPB) - Material didático | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The topic of this dissertation is inserted in the line of research Lexicon and Terminology, developed at
the Center for Lexical and Terminological Studies (Lexterm Center), of the University of Brasília. The
object of study is the analogical dictionary, conceived as a lexicographic work in which lexemes are
organized from meaning in order to reach lexical units. The analogical dictionary consists of two parts:
the alphabetical part and the analogical part. The alphabetic part is similar to the common language
dictionary and the analogical part presents the lexical fields.The motivation for this research is to
contribute with consultation material for Brazilian Portuguese as a Second Language (PBSL)
apprentices, who may be foreigners, deaf and Indians. The main objective of this research is the creation
of verb entries from the Brazilian Portuguese Analogical Learning Dictionary (DAAPB), since it is a
grammatical class of recurrent use by students. Previously, DAAPB was composed only of nouns. To
achieve the general objective, we defined as methodological paths: i) selection of the verbs of the entry
food based on the frequency verified in the Brazilian Corpus, available in the Sketch Engine software; ii)
compilation of definitions of the entries by Luft (2010) and Houaiss Electronic Dictionary of Portuguese
Language (2009); iii) writing the definitions of the entries; iv) insertion of lexical fields; adjustment of the
DAAPB food entry; and vi) creation of didactic material in the crossword puzzle genre. We used as
guidelines for the discussion on an analog dictionary, the study of verbs, the criteria to differentiate
homonymy and polysemy, the distinction between situational context and lexical fields and the Frame
Semantics by Fillmore (1977). As a product of this research, we created 10 verb entries and 159 lexemes
for the DAAPB entry. In addition, we propose the adjustment of the analogue food entry and develop a
didactic activity using the Hot Potatoes software. Thus, we intend to contribute with didactic material that
helps in the teaching of PBSL, since the created product will favor the learning process. | pt_BR |
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