http://repositorio.unb.br/handle/10482/38879
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_DéboraLucasDuarte.pdf | 890,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Pensar desde aqui, a inespecificidade estética e o paradoxo da representação |
Autor : | Duarte, Débora Lucas |
Orientador(es):: | Thomaz, Paulo César |
Assunto:: | Estética Inespecificidade |
Data de defesa:: | 28-feb-2020 |
Citación : | DUARTE, Débora Lucas. Pensar desde aqui, a inespecificidade estética e o paradoxo da representação. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Ao articular o conceito de inespecificidade como proposição de um modo de representação na prática estética contemporânea, esta dissertação pretende fazer um recorte que recupere a noção de inespecificidade como procedimento e como método investigativo e reafirme a relação entre estética e política. Os textos que formam o corpus desta pesquisa se intitulam Frutos estranhos: inespecificidade na estética contemporânea (2014), da teórica argentina Florencia Garramuño, e El arte fuera de sí: 25 fragmentos sobre la paradoja de la representación y una pregunta sobre el tema del aura (2009), do crítico de arte paraguaio Ticio Escobar. Ambos os autores, além de discutir o tema da estética, comungam do mesmo referencial simbólico, a América Latina. Isso nos interessa pela prática política que isso requer, não apenas como enfrentamento ao modelo econômico atual (neoliberalismo), como também das possibilidades de criar mundos em comum. Entre a dissolução das formas conhecidas pela prática do não pertencimento e o retorno aos modelos universais de representação, o que se pretende é fazer da escrita desta dissertação um ensaio que não estabilize, nem evoque uma conclusão. Por fim e não de modo linear, essa dissertação existe enquanto inquietação pessoal e, caminha como um ensaio da experiência contemporânea de pesquisa e dos modos da subjetividade inscritos na prática do não pertencimento. |
Abstract: | By articulating the concept of nonspecificity as a proposition of a mode of representation in contemporary aesthetic practice, this dissertation intends to make a cut that recovers the notion of nonspecificity as a procedure and as an investigative method and reaffirms the relationship between aesthetics and politics. The texts that form the corpus of this research are entitled Strange Fruits: Nonspecificity in Contemporary Aesthetics (2014), by Argentine theorist Florencia Garramuño, and The Art of Itself: 25 Fragments on the Paradox of Representation and a Question on the Theme of Aura (2009), by Paraguayan art critic Ticio Escobar. Both authors, besides discussing the theme of representation, share the same symbolic framework, Latin America. This concerns us with the political practice that this requires, not only as a confrontation with the current economic model (neoliberalism), but also with the possibilities of creating worlds in common. Between the dissolution of the forms known by the practice of non-belonging and the return to the universal models of representation, the aim is to make the writing of this dissertation an essay that does not stabilize or evoke a conclusion. Finally, and not in a linear way, this dissertation exists as a personal unrest and, as an essay of contemporary research experience and modes of subjectivity inscribed in the practice of non-belonging. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | CAPES |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.