Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Alves, Alisson Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T15:32:26Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T15:32:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Alisson Cardoso. Teletrabalho na Administração Pública: estudo de caso na Controladoria Geral da União. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38637 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a implementação do teletrabalho
na Controladoria Geral da União (CGU), órgão de assessoramento imediato a
Presidência da República, encarregado pelo desenvolvimento da transparência da
gestão pública. Esse estudo se concentra no entendimento do funcionamento do
Programa de Gestão de Demandas (PGD), utilizado pelo órgão. Realizou-se uma
pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, a partir de um estudo de
caso em uma instituição pública do Poder Executivo Federal, utilizando as técnicas de
pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por
meio de análise de conteúdo. Os resultados demostram que a busca por uma gestão
mais profissionalizada, voltada para ganho de produtividade e melhoria da qualidade
de vida dos servidores foram os aspectos que incentivaram a criação do programa. A
implementação do programa, respeitando a legislação pertinente, foi realizada em oito
etapas, partindo de um estudo de viabilidade e finalizada com estudos de criação de
dois outros projetos, PGD-Projetos e PGD Contínuo. O desenvolvimento de sistemas
informatizados de controle e de gestão possibilitaram aumento da produtividade, e
que a unidade responsável pelo programa tenha uma visão da contribuição do PGD
para o alcance dos objetivos organizacionais. A identificação das etapas de
implementação permitiu o levantamento de oito fatores facilitadores e desafiantes do
processo de implementação e de gestão do PGD. Por fim, considerando a expertise
do órgão na gestão do programa, essa pesquisa propôs um guia para construção de
um plano de trabalho, etapa necessária para realização de um programa de gestão,
voltado para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e para os Institutos
Federais de Ciência e Tecnologia (IFETC). Conclui-se que a implementação e o
gerenciamento do programa de gestão da CGU é um caso de sucesso. A maturidade
alcançada a partir da experiência da utilização do modelo, tornou o PGD um modelo
de benchmarking para outros órgãos. Sua implementação impôs novos paradigmas
para uma gestão eficiente, uma vez que tira o foco dos procedimentos e foca nos
resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teletrabalho na Administração Pública : estudo de caso na Controladoria Geral da União | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controladoria-Geral da União | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has the goal of investigating the telework implementation in the Office
of the Comptroller General (CGU) – which is the Presidency immediate adviser and
the responsible for the public management transparency. This study is focused on
understanding the operation of the Demand Management Program (PGD) that is used
in the entity. A qualitative research with exploratory and descriptive trait was used
based on a case study in a public entity of the Federal Executive Branch by using
document research techniques and semistructured interviews, which were examined
through content analysis. The results show that the trigger for the program creation
was the search for a more professional management focused on the productivity
increase and on the improvement for the civil servants’ life quality. The program
implementation respects the relevant legislation and it was done in eight stages, based
on a feasibility study and finished with creation studies of two other projects – PGD-
Projects and Continuous PGD. The development of control and management
computerized systems enabled the productivity increase and a view on the PGD
contribution by the responsible unit in order to reach the organization goals. The
implementation stages identification allowed the gathering of eight enabler and
challenger elements of the implementation process and the PGD management. At the
end, after considering the expertise of the program management entity, this research
proposes a guide for the construction of a work plan – which is a necessary stage for
a management program for Federal Higher Education Institutes (IFES) and for the
Science and Technology Federal Institutes (IFETC). One can conclude that the
implementation of the administration of the CGU management program is successful.
The maturity that was reached based on this model use experience made the PGD
into a model of benchmarking for other entities. Its implementation asserts new
paradigms for an efficient management, once it takes out the focus on the procedures
and starts focusing on the results. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|