http://repositorio.unb.br/handle/10482/38552
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_PedroHenriqueMáximoPereira.pdf | 84,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O entre-Metrópoles Goiânia-Brasília : história e metropolização |
Authors: | Pereira, Pedro Henrique Máximo |
Orientador(es):: | Trevisan, Ricardo |
Assunto:: | Território Urbanização Metropolização Modernidade |
Issue Date: | 30-Jun-2020 |
Data de defesa:: | 11-Dec-2019 |
Citation: | PEREIRA, Pedro Henrique Máximo. O entre-Metrópoles Goiânia-Brasília : história e metropolização. 2019. 346 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | Esta tese apresenta ao leitor o entre-Metrópoles Goiânia-Brasília, uma das regiões urbanas mais importantes do Brasil e em pleno processo de maturação histórica. Fruto de políticas de interiorização do país que remontam às décadas de 1930 e 1960; Goiânia, Brasília e suas regiões de abrangência chegam à primeira quinta parte do novo milênio com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes e uma profunda dinamização de seu território. Na linha do tempo nela construída, dois fenômenos articularam sua ocupação e desenvolvimento: urbanização e metropolização. A urbanização aqui tratada não se refere somente às dinâmicas campo-cidade ou à dialética rural-urbano, características do tema, mas procura responder ao imperativo contemporâneo de pensar a urbanização como o processo de expansão da sociedade urbana. Neste sentido, a urbanização é aqui entendida como um dos fenômenos da modernidade. Já a metropolização é nela entendida como processos socioespaciais que metamorfoseiam o território habitado, fenômeno e processo articulados à economia e ao repertório global, que passam a ser incorporados ao espaço como dinâmicas escalares e transescalares. Esta tese foi concebida em duas partes: História e Metropolização. Na primeira, o processo de urbanização e expansão do urbano no Planalto Central é apresentada numa perspectiva histórica, com recorte temporal que se inicia na década de 1930 e finaliza na década de 2010. Na segunda parte, os processos e fenômenos de metropolização do espaço são apresentados dentro do recorte temporal 1998-2018. Para tal, o enfoque é dado na relação dos centros urbanos com o território, na mancha urbana, infraestruturas de transportes (rodovias e aeroportos), e nos shoppings centers. |
Abstract: | This thesis introduces the reader to the Goiânia-Brasília inter-metropolises, one of Brazil's most important urban regions, which is under historical maturation process. Originated from the country's inward development policies, dating back to the 1930s and 1960s; Goiânia, Brasília and their in-between regions reach the first fifth part of the new millennium with approximately 7.5 million inhabitants and a deep dynamization of their territory. In its inbuilt timeline, two phenomena articulated its occupation and development: urbanization and metropolisation. In this study, the Urbanization not only refers to the field-city dynamics or rural-urban dialectic, characteristics of the theme, but also seeks to respond to the contemporary imperative of thinking of urbanization as the urban society expansion process. In this sense, urbanization is understood as one of the phenomena of modernity. Metropolisation is understood as socio- spatial processes that metamorphose the inhabited territory, a phenomenon and process articulated with the economy and the global repertoire, which become incorporated into the space as scalar and trans-scalar dynamics. This thesis was divided into two parts: History and Metropolization. In the first part, the process of urbanization and urban expansion in the Brazilian Central Plateau is presented in a historical perspective, with a time frame starting from the 1930s and ending in the 2010s. In the second part, the processes and phenomena of spatial metropolization are presented during the 1998- 2018 time frame. To this end, emphasis is given to the urban centers-territory relationship, urban sprawl, transportation infrastructures (highways and airports) and shopping malls. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.