http://repositorio.unb.br/handle/10482/38514
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_KarinCalazansVillapouca.pdf | 795,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês : um olhar pikleriano |
Autor(es): | Villapouca, Karin Calazans |
Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto: | Acolhimento institucional Primeira infância Bebês - socialização Direitos humanos Interação social Direitos da criança |
Data de defesa: | 17-Dez-2019 |
Referência: | VILLAPOUCA, Karin Calazans. Bordados e avessos no acolhimento institucional de bebês: um olhar pikleriano. 2019. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa parte do princípio de que a educação acontece no cotidiano, nos encontros, nas experiências da vida, inclusive nas vivências nas Casas de Acolhimento Institucional, locais onde se executam medidas protetivas e de garantia de direitos da criança e do adolescente. Minha pesquisa de campo foi feita em uma instituição onde moravam provisoriamente bebês entregues voluntariamente por suas mães para adoção ou afastados de suas famílias biológicas por decisão judicial. Utilizei a metodologia qualitativa histórico-cultural para me tornar uma pesquisadora localizada, comprometida, ativa e produtora das questões que foram abordadas ao longo da pesquisa, o que resultou num olhar subjetivo, influenciado pela Abordagem Pikler, por outras autoras e autores que embasam minha perspectiva teórica e por minha própria história de vida, propiciando uma maneira influenciadora e participante em todas ações e conhecimentos vivenciados. Por isso, além das observações, realizei muitos diálogos, conversas e entrevistas semiestruturadas com as educadoras para resgatar a possibilidade de uma “vida com direitos”, que é o que se busca com a educação em direitos humanos. Tive o objetivo geral de observar como se deu a implementação da Lei no 13.257, de 8 de março de 2016, conhecida por Marco Legal da Primeira Infância, nessa instituição. Desse modo, busquei compreender como se dava o vínculo entre as educadoras de referência e os bebês. Observei, nas interações cotidianas, como aconteciam os cuidados, a mediações por meio da linguagem, as possiblidades de movimentos corporais dos bebês, o brincar, o contato com a natureza, a proteção contra violência, a pressão consumista e a exposição precoce à comunicação mercadológica. Acredito na possibilidade de uma interação com adultos que permita aos bebês a produção de si mesmos a partir de transformações sucessivas que constituem seu processo particular e original de crescimento, de desenvolvimento, de individuação, de construção do eu, do devir como sujeito histórico e cultural, com passagem progressiva do domínio da dependência para a autonomia. |
Abstract: | This research is based on the principle that education happens in daily life, in meetings, and in life experiences, including experiences that happen in Institutional Shelters, places where protective measures are implemented and the rights of children and adolescents are guaranteed. My field research was carried out in an institution where babies given up voluntarily by their mothers for adoption or removed from their biological families by court decision lived temporarily. I used the historical-cultural qualitative methodology to become a localized, committed, active and productive researcher of the issues that were addressed throughout the research, which resulted in a subjective look, influenced by the Pikler Approach, by other authors that based my theoretical perspective and by my own life history, providing a way to influence and participate in all actions and knowledges experienced. For this reason, besides the observations, I carried out many dialogues, conversations and semi-structured interviews with the educators to rescue the possibility of a "life with rights", which is what is sought with human rights education. I had the general objective of observing how the Law n. 13,257 of March 8th, 2016, known as Early Childhood Legal Framework, was implemented in this institution. Therefore, I tried to understand how the connection between the educators of reference and the babies was given. In everyday interactions, I observed how the care, the mediation through language, the possibilities of babies' body movements, the playing, the contact with nature, the protection from violence, the consumerist pressure and the early exposure to marketing communication took place. I believe in the possibility of an interaction with adults who allow babies to produce themselves from successive transformations that constitute their particular and original process of growth, development, individuation, construction of the self and the becoming of a historical and cultural subject, with a progressive transition from the domain of dependence to autonomy. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.