http://repositorio.unb.br/handle/10482/38411
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_VictorMoreiraAngeleas.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Bandolim improvisado : a construção do estilo de improvisação de Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento e Armandinho Macedo |
Auteur(s): | Angeleas, Victor Moreira |
Orientador(es):: | Freire, Ricardo José Dourado |
Assunto:: | Música brasileira Choro Bandolim Jacob do Bandolim Luperce Miranda Joel Nascimento Armandinho Macedo Improvisação |
Date de publication: | 29-jui-2020 |
Data de defesa:: | 18-jui-2019 |
Référence bibliographique: | ANGELEAS, Victor Moreira. Bandolim improvisado: a construção do estilo de improvisação de Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento e Armandinho Macedo. 2019. 169 f.. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | Esta pesquisa aborda importantes chaves da riqueza de nossa cultura: o choro, gênero musical genuinamente brasileiro; o bandolim, instrumento que nos conecta a nossas raízes e que ganhou características próprias tanto organológicas quanto interpretativas no Brasil; e a improvisação, tema que tem cada vez mais destaque no cenário musical de hoje, mas que se mostra presente na obra de grandes mestres que trabalharam para construir a música brasileira e o choro. A união desse assuntos é abordada através de análise da improvisação de quatro bandolinistas essenciais para a consolidação da estética musical do choro: Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento e Armandinho Macedo. A partir da análise de uma interpretação/improvisação de cada um, é possível apontar os aspectos que as identificam com seus intérpretes. Além disso, é possível relacionar os estilos de cada instrumentista com a prática comum da improvisação no choro, identificar as influências histórico-sociais que refletem em suas linguagens e traçar um panorama de como é o pensamento improvisacional no choro, de acordo com as respectivas épocas e contextos que os bandolinistas estão inseridos. A análise é calcada na audição e no contato com o instrumento, com base na recriação de uma performance e a transcrição das ideias musicais na pauta. Além disso, relaciona-se com a história dos chorões pesquisados e com as entrevistas que foram realizadas com Joel e Armandinho. A improvisação no choro e na música brasileira se alia com outros tipos de improvisação em alguns aspectos, mas tem elementos próprios que a tornam única, que a diferenciam. |
Abstract: | This research addresses important keys to one of our culture richness: Choro, a genuinely Brazilian musical genre; the mandolin, an instrument that connects us to our roots and which has gained its own organological and interpretative characteristics in Brazil; and improvisation, a theme that has become increasingly prominent in the musical scene nowadays, but which is also present in the work of great masters who contributed to build Brazilian music and Choro. The union of these subjects is approached through analysis of the improvisation of four essential mandolinists for the consolidation of the musical aesthetics of the Choro: Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Joel Nascimento and Armandinho Macedo. From the analysis of an interpretation/improvisation of each artist, it is possible to point out the aspects that identify it with its interpreters, to relate its style to the common practice of Choro ́s improvisation, to identify the social-historical influences that reflect in its languages and to draw a panorama of how improvisational thinking happens in the Choro, according to the respective epochs and contexts that the mandolinists are inserted. The analysis is based on hearing the chosen pieces and playing the mandolim, based on the musical scores that have been transcribed. In addition, the analysis relates to the history of the chorões surveyed and the interviews that were conducted with Joel and Armandinho. Improvisation in Choro and Brazilian music has relations with other types of improvisation in various aspects, but it has its own elements that make it unique, that differentiate it. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.