http://repositorio.unb.br/handle/10482/3837
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2007_PabloCardosodeSouza.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Falácia da conjunção : efeitos do treino com regras probabilísticas sobre a escolha e a estimativa de estímulos compostos |
Auteur(s): | Souza, Pablo Cardoso de |
Orientador(es):: | Abreu-Rodrigues, Josele |
Assunto:: | Behaviorismo (Psicologia) Teoria da estimativa Reforço (Psicologia) |
Date de publication: | 3-mar-2010 |
Data de defesa:: | 29-jui-2007 |
Référence bibliographique: | SOUZA, Pablo Cardoso de. Falácia da conjunção: efeitos do treino com regras probabilísticas sobre a escolha e a estimativa de estímulos compostos. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Résumé: | A falácia da conjunção ocorre quando um estímulo composto é julgado como sendo tão provável, ou mais provável, do que qualquer um dos seus estímulos constituintes. O objetivo do presente estudo consistiu em verificar se (1) o treino com a regra da conjunção, e (2) o tipo de estímulo empregado, afetaria a incidência da falácia. Estudantes universitários foram divididos em dois grupos, Com Figuras e Com Frases, os quais diferiam em termos do estímulo utilizado ao longo do experimento (figuras e frases, respectivamente). Na Fase Antes da Regra, alguns estímulos simples foram correlacionados com alta, e outros com baixa, probabilidade de pontos (treino). Em seguida, os participantes deveriam escolher entre estímulos simples e compostos e estimar as probabilidades de pontos para cada estímulo (teste). Na Fase Com a Regra foram utilizados outros estímulos e, entre o treino e o teste, os participantes receberam a regra da conjunção. Na Fase Após a Regra foram empregados alguns estímulos da primeira fase, como também estímulos novos durante o treino e o teste. O resultados mostraram que, na Fase Antes da Regra, os participantes de ambos os grupos apresentaram escolhas e estimativas do composto iguais ou maiores que aquelas dos estímulos simples, principalmente no Grupo Com Figuras. Nas fases Com a Regra e Após a Regra houve uma redução nas escolhas e estimativas do composto para ambos os grupos. Foi concluído que o treino com a regra da conjunção diminuiu a incidência da falácia a despeito do tipo de estímulo empregado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The conjunction fallacy occurs when a compound stimulus is judged as equally probable as, or more probable than, each of its constituents stimuli. The present study aimed to verify whether (1) the conjunction rule training, and (2) the stimuli type, would affect the incidence of fallacy. College students were assigned to two groups, With-Figures and With-Phrases, which differed in terms of the type of stimuli employed across the experiment (figures and phrases, respectively). During the Before-Rule Phase, some simple stimuli were correlated with high, and others with low, probability of points (training). Later, the participants were required to choose between simple and compound stimuli, and to estimate the probability of points for each stimulus (testing). During the With-Rule Phase, new stimuli were used, and between training and testing, the participants received the conjunction rule. During the After-Rule Phase, some first-phase stimuli, as well as new stimuli, were used during training and testing. The results showed that, during the Before- Rule Phase, most participants presented compound choices or estimates that were equal to, or higher than, those presented for the simple stimuli, mainly in the With-Figures Group. During the With-Rule and After-Rule phases, there was a reduction in compound choices and estimates for both groups. It was concluded that the conjunction-rule training decreased the incidence of fallacy despite of the type of stimuli. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007. |
metadata.dc.description2: | Dissertação apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Psicologia. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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