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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38314
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Title: A formação stricto sensu como formação continuada na educação básica : contexto, pressupostos e possibilidades
Authors: Oliveira, Dayse Kelly Barreiros de
Orientador(es):: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto:: Formação continuada
Educação básica
Pós-graduação stricto sensu
Issue Date: 29-Jun-2020
Citation: OLIVEIRA, Dayse Kelly Barreiros de. A formação stricto sensu como formação continuada na educação básica: contexto, pressupostos e possibilidades. 2019. 253 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de educação (FE/UnB) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). O trabalho se constitui a partir da necessidade de aprofundar o estudo e a produção do conhecimento na compreensão da relação entre a pós-graduação stricto sensu e a educação básica. O objetivo geral foi compreender como o processo de formação stricto sensu se constitui como possibilidade de formação continuada no Brasil; identificando as correlações de forças presentes na premissa da formação no mestrado/doutorado de quem atua na rede básica; analisando as concepções e elementos presentes nos documentos que tratam da formação stricto sensu na educação básica e mapeando como estão articuladas a pós-graduação stricto sensu e a educação básica. A partir disso, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e análise de documentos do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos programas de pós-graduação stricto sensu de Educação, no Brasil, para entender a relação existente entre EB e PG, além de entrevistas com representantes de entidades que tratam da formação de professores nesse contexto, tais como o Conselho Nacional de Educação (CNE); a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); a Coordenação- Geral de Formação de Professores da Educação Básica (MEC); a Diretoria de Educação Básica (CAPES); para fins de entender as concepções em relação à premissa da formação stricto sensu como possibilidade de formação continuada. As análises foram baseadas no materialismo histórico-dialético como método de investigação e possiblidade de apreensão do objeto em suas múltiplas determinações, buscando revelar esse fenômeno para além do que é imediato. Como considerações foi possível inferir que existem ações que materializam possíveis articulações entre a PG stricto sensu e a EB, tanto nos documentos reguladores como nos regimentos dos programas de PG em Educação. Porém, ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca da unidade entre universidade e escola. A pesquisa sinaliza importantes princípios e elementos que podem contribuir na formação continuada no nível de mestrado/doutorado, entre eles, a unidade teoria e prática; o trabalho docente; a articulação entre conhecimento universitário e conhecimento escolar; a sólida formação teórica; a constituição de intelectual orgânico dentro do processo formativo; a valorização do magistério; e a pesquisa como produção do conhecimento.
Abstract: This research is linked to the Profession, Curriculum and Evaluation line of the Graduate Program in Education of the Faculty of Education / UnB and to the Study and Research Group on Teacher Training and Practice (GEPFAPe). The work is based on the need to deepen the study and the production of knowledge in understanding the relationship between stricto sensu postgraduate education and basic education. The general objective is to understand how the stricto sensu formation process is constituted as a possibility of continued formation in Brazil; identifying the correlations of forces present in the premise of master's / doctoral education of those who work in the basic network; analyzing the conceptions and elements present in the documents dealing with stricto sensu formation in basic education, mapping how the stricto sensu graduate and basic education are articulated. From this, it was made a bibliographical research on the subject and document analysis of the Ministry of Education (MEC), the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the stricto sensu postgraduate programs of Education in Brazil. to understand the relationship between EB and PG, as well as interviews with representatives of entities that deal with teacher education in this context, such as: National Education Council (CNE), National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) , National Association for the Training of Education Professionals (ANFOPE), National Confederation of Education Workers (CNTE), General Coordination of Training for Teachers of Basic Education (MEC) and Directorate of Basic Education (CAPES) to understand the conceptions regarding the premise of stricto sensu formation as a possibility of continuing formation. The analyzes were based on dialectical historical materialism as a method of investigation and possibility of apprehension of the object in its multiple determinations, seeking to reveal this phenomenon beyond what is immediate. As considerations it is possible to infer that there are actions that materialize possible articulations between PG stricto sensu and EB, both in the regulatory documents, as in the regulations of PG programs in education. However, there is still a long way to go in the search for unity between University and School. The research points to important principles and elements that can contribute to continuing education at the master / doctorate level: the theory and practice unit; the teaching work; the articulation between university knowledge and school knowledge; the solid theoretical formation; the constitution of an organic intellectual within the formative process; the appreciation of the teaching profession; and research as knowledge production.
Resumen: Esta investigación está vinculada a la línea de Profesión, Currículo y Evaluación del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Educación / UnB y al Grupo de Estudio e Investigación sobre Formación y Práctica Docente (GEPFAPe). El trabajo se basa en la necesidad de profundizar el estudio y la producción de conocimiento para comprender la relación entre la educación de posgrado stricto sensu y la educación básica. El objetivo general es entender cómo se constituye el proceso de formación del stricto sensu como una posibilidad de formación continua en Brasil; identificar las correlaciones de fuerzas presentes en la premisa de la educación de maestría / doctorado de quienes trabajan en la red básica; analizando las concepciones y elementos presentes en los documentos que tratan sobre la formación del stricto sensu en educación básica, mapeando cómo se articulan el graduado del stricto sensu y la educación básica. A partir de esto, se realizó una investigación bibliográfica sobre el tema y el análisis de documentos del Ministerio de Educación (MEC), la Coordinación de Mejoramiento del Personal de Educación Superior (CAPES) y los programas de posgrado de Educación stricto sensu en Brasil. para comprender la relación entre EB y PG, así como entrevistas con representantes de entidades que se ocupan de la formación docente en este contexto, como: Consejo Nacional de Educación (CNE), Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) , Asociación Nacional para la Formación de Profesionales de la Educación (ANFOPE), Confederación Nacional de Trabajadores de la Educación (CNTE), Coordinación General de Formación para Profesores de Educación Básica (MEC) y Dirección de Educación Básica (CAPES) para comprender las concepciones sobre La premisa de la formación del tricto sensu como una posibilidad de formación continua. Los análisis se basaron en el materialismo histórico dialéctico como método de investigación y posibilidad de aprehensión del objeto en sus múltiples determinaciones, buscando revelar este fenómeno más allá de lo inmediato. Como consideraciones, es posible inferir que hay acciones que materializan posibles articulaciones entre PG stricto sensu y EB, tanto en los documentos regulatorios, como en las regulaciones de los programas PG en educación. Sin embargo, todavía queda un largo camino por recorrer en la búsqueda de la unidad entre la universidad y la escuela. La investigación apunta a principios y elementos importantes que pueden contribuir a la educación continua a nivel de maestría / doctorado: la unidad de teoría y práctica; el trabajo docente; la articulación entre conocimiento universitario y conocimiento escolar; la sólida formación teórica; la constitución de un intelectual orgánico dentro del proceso formativo; la apreciación de la profesión docente; e investigación como producción de conocimiento.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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