Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Serra, Letícia Salazar | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T14:22:13Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T14:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SERRA, Letícia Salazar. O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC: Uma perspectiva não-mercadológica. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38258 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Turismo de Base Comunitária (TBC) não é um segmento turístico, mas um modelo
alternativo de desenvolvimento do turismo que reforça o protagonismo das comunidades
receptoras. Pesquisas que vislumbram abarcar a perspectiva dos turistas nesses novos modelos
representam uma tentativa de preencher uma lacuna na literatura, haja visto que a natureza
endógena do TBC contribui para o aprofundamento de investigações sob a perspectiva da
oferta. Assim sendo, a presente investigação objetivou compreender o comportamento
ambientalmente responsável do turista, acrescentando a visão dos residentes sobre o fenômeno.
Para isso, duas etapas foram realizadas: uma direcionada à demanda, enquadrada como
levantamento de opinião, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, e outra, direcionada
à oferta, de abordagem qualitativa, por intermédio de entrevistas semiestruturadas. A coleta se
deu entre os meses de maio e julho de 2019. Como principais resultados, verificou-se que os
turistas possuem potenciais traços de consciência ambiental, e o comportamento
ambientalmente responsável afeta positiva e significativamente o comportamento declarado em
viagem desses consumidores. Ademais, os residentes veem o turismo de forma benéfica e
mantêm uma boa relação com os visitantes, posicionando-se de forma distinta no mercado. Em
suma, os resultados deste estudo fornecem contribuições em diferentes esferas. Sob a égide
sócio-política identifica áreas de atenção para as políticas públicas. Gerencialmente,
proporciona subsídios para a comercialização do TBC. E, por fim, contribui para a literatura
especializada e demais interessados na gestão de um turismo mais responsável ao discutir uma
temática carente de maiores aprofundamentos, sob uma perspectiva não-mercadológica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O comportamento ambientalmente responsável dos turistas no TBC : uma perspectiva não-mercadológica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos alternativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo comunitário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The community-based tourism (CBT) is not a tourist segment, it is an alternative model for
tourism enhancement that reinforces the receiving communities as protagonists. Researches
that aim to concern about tourist’s perspectives related to these new models represent an
attempt to fill a literature gap about this subject, considering that the CBT endogenous nature
contributes to intensify the investigations under the offer perspective. Therefore, this research
aimed to comprehend the environmentally tourist behavior, adding the residents’ point of
view related to this phenomenon. Then, two steps of the same study were made: the first one
driven to the demand, classified as opinion survey, characterized as descriptive research with
a quantitative approach, and another driven to the offer, with a quality approach, through
semi-structured interviews. As main results, it was found that tourists have potential
environmental awareness traits, and environmentally responsible behavior that positively and
significantly influences the travel behavior of these consumers. In addition, residents see
tourism in a beneficial way and maintain a good relationship with visitors, positioning
themselves differently in the market. In short, the results of this study provide contributions
on many spots. In relation to the socio-political perspective, it identifies areas that deserve
public policies attention. About management of destine, it provides subsidies for the CBT
commercialization. And, finally, it contributes to the specialized literature and others
interested in the management of a more responsible tourism by discussing a theme that needs
further study, under a nonmarket perspective. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|