Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Moreira, Edson del Casale | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T11:36:55Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T11:36:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Edson del Casale. O perfil do egresso do curso de licenciatura em Música a distância da UnB e sua inserção no mercado de trabalho. 2019. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38142 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por finalidade a obtenção do perfil dos egressos do
curso de licenciatura em música a distância da UnB, bem como examinar os
mecanismos de inserção dos egressos no mercado de trabalho em seus
respectivos estados e cidades/regiões metropolitanas. O sistema UAB busca
levar uma Universidade Pública de qualidade em locais distantes e isolados,
tendo como foco formar prioritariamente professores para atuação na Educação
Básica. A pesquisa se justifica em razão de em 12 anos de existência do referido
curso não haver trabalhos que coletem informações para traçar o perfil dos
egressos do curso relacionando-os aos objetivos de formação propostos no
Projeto Pedagógico do Curso nem informações sobre o processo de inserção
profissional destes no mercado de trabalho de professores de música. Aspectos
pertinentes ao termo “inserção profissional” foram amparados teoricamente pelas
ideias discutidas por Alves (2003), Rocha-de-Oliveira (2012) e Gomes (2016) que
observam esse processo como uma experiência hermética/singular, dependente
de múltiplos fatores e circunstâncias distintas. De caráter quantitativo, essa
pesquisa foi desenvolvida auxiliada por um survey com um questionário
autoadministrado via internet enviado aos alunos via e-mail, redes sociais e
aplicativo de mensagem instantânea com a participação efetiva de 54 egressos.
Os resultados obtidos indicam que a inserção desses egressos no mercado de
trabalho se deu antes mesmo do ingresso no curso de licenciatura, o que pode
ser explicado pela faixa etária acima de 40 anos de grande parte dos egressos e
pelo seu percurso formativo anterior ao ingresso no curso de licenciatura.
Confirmou-se também que esse processo acontece de forma sui generis, devido
ao histórico de vida social e profissional de cada egresso, mas com esperadas
semelhanças devido as escolhas feitas e autorregulação do mercado de trabalho
(multidimensional). Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com
informações para uma atualização do panorama da inserção dos egressos no
mercado de trabalho, bem como um aprimoramento e fortalecimento das formas
de comunicação entre IES e egressos, criando uma melhor perspectiva para
inserção dos mesmos no mercado de trabalho em todas as esferas da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O perfil do egresso do curso de licenciatura em Música a distância da UnB e sua inserção no mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - formação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the 12 years of its existence, there are still no studies that investigate the
University of Brasilia’s Distance Learning Music Course to define the profile of its
graduates in relation to the training objectives set down in the course’s
pedagogical plan or to analyze information about the employability of those
professionals as music teachers. Aspects regarding the term “employability” were
theoretically supported by the ideas discussed by Alves (2003), Rocha-deOliveira
(2012) and Gomes (2016), who see this process as a hermetic/singular
experience, dependent on multiple factors and various circumstances. With a
quantitative approach, this research was carried out aided by a survey with a
selfadministered web-based questionnaire sent to graduates via e-mail, social
networks and instant messaging applications, with an effective participation of 54
graduates. The results obtained indicate that the insertion of these graduates in
the work market occurred early, even before starting their undergraduate degree,
which can be explained by most graduates being in their 40s and their educational
background prior to entering university. It became evident that this process
happens multidimensionally, given each graduate’s history, their social and
professional lives, but with expected similarities due to the choices they made
and a self-regulating work market. This research is expected to contribute with
new information, updating the panorama of the insertion of music graduates in
the work market, as well as improving and strengthening communication forms
between higher education institutions and graduates, bringing benefits to both
and a better perspective about their insertion in the work market in any level of
education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|