http://repositorio.unb.br/handle/10482/3813
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_PatriciaVieiraNunesGomes.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar |
Autor : | Gomes, Patricia Vieira Nunes |
Orientador(es):: | Faulstich, Enilde Leite de Jesus |
Assunto:: | Lexicologia Aquisição de linguagem Dicionários escolares |
Fecha de publicación : | 2-mar-2010 |
Data de defesa:: | 7-mar-2007 |
Citación : | GOMES, Patricia Vieira Nunes. O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar. 2007. 326 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | A aquisição lexical é um processo cognitivo que ativa mecanismos lingüísticos de forma sistemática e permite ao falante tanto a incorporação de novos itens lexicais ao fundo lexical, quanto a reflexão sobre os mecanismos de construção morfológica e semântica da língua. Este trabalho propõe uma revisão teórica sobre o processo de aquisição lexical em língua materna e aponta estratégias para a aquisição lexical por meio do dicionário escolar, com foco na faixa etária que corresponde ao Ensino Fundamental brasileiro. Essas estratégias contemplam os usos semânticos, morfológicos, pragmáticos e discursivos do item lexical, ressaltando a importância da criatividade e do lúdico no ensino. Nesse contexto, o dicionário escolar é visto como um instrumento de aquisição lexical, pois fornece informações lexicais e gramaticais, a partir de um determinado projeto lexicográfico. Discute-se, então, a necessidade de uma metalexicografia para o dicionário escolar brasileiro e analisam-se obras lexicográficas escolares que forneçam subsídios para a reflexão acerca do valor pedagógico do dicionário no processo de aprendizagem lexical em fase escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Lexical acquisition is a cognitive process that activates linguistic mechanisms in a systematic manner and allows the speaker to incorporate new lexical items to his/her lexical repertoire as well as reflect upon the language’s morphological and semantic construction mechanisms. This study proposes a theoretical review of the first language lexical acquisition process and points out lexical acquisition strategies through a learner’s dictionary, geared towards the Brazilian primary school age group. These strategies cover semantic, morphological, pragmatic and discursive uses in the lexical item, thus emphasizing the importance of creative and ludic aspects in education. In light of this, the learner’s dictionary is seen as an instrument in lexical acquisition since it provides lexical and grammatical data based upon a specific lexicographic project. Thus, the need for a metalexicography in the Brazilian school dictionary is discussed. Further, educational lexicographic works are analysed, serving as a basis to reflect upon the dictionary’s pedagogical value in the lexical learning process during the primary school phase. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Descripción : | Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.