Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gati, Christiano Del Cantoni | - |
dc.contributor.author | Almeida, Kellen Anacleto de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T13:34:37Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T13:34:37Z | - |
dc.date.submitted | 2019-10-30 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Kellen Anacleto de Oliveira. A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38109 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desempenho escolar deve-se a um resultado multifatorial e para efeitos de fluxo escolar
consideram-se os dados de aprovação, reprovação e afastamento por abandono. A baixa
proficiência em disciplinas é o principal fator que leva à reprovação, sendo esta, um dos
principais problemas que ocorrem na Educação Básica. Em turmas de ensino médio, as
maiores taxas de reprovação e abandono são observadas na 1a série. O processo de ensino
e aprendizagem pode ser desenvolvido por meio de várias modalidades pedagógicas,
entre elas os estudos em grupos. As metodologias ativas de aprendizagem propõem que
os estudantes saiam da tradicional postura de passividade e passem a assumir um papel
mais efetivo e de maiores participações nas atividades realizadas em sala de aula. Os
processos cognitivos e emocionais encontram-se intimamente associados, de modo que
emoções e motivação são fatores que influenciam na aprendizagem. A Neurociência é
uma área de estudo que abrange, entre outros, os processamentos mentais referentes à
cognição, aprendizagem, e à linguagem. As inter-relações que constituem a compreensão
e a utilização do conhecimento sobre o funcionamento cerebral, o comportamento
motivado e os processos de aprendizagem podem contribuir na escolha e adoção de
práticas pedagógicas que estimulem o desenvolvimento dos estudantes. Na disciplina de
Biologia, para conteúdos que demandam maiores esforços para seu entendimento como
os mecanismos celulares de produção energética (respiração celular, fermentação e
fotossíntese) a estratégia de estudos em grupos mostrou-se eficaz. Este estudo, baseou-se
na aplicação da metodologia Trezentos, uma metodologia ativa e colaborativa
desenvolvida e aplicada inicialmente em turmas de graduação com resultados efetivos no
desenvolvimento do olhar sobre o outro ao promoverem grupos de estudos onde a ajuda
mútua era estimulada. Além desse aspecto humano, houve melhora nos índices de
rendimento. Este trabalho baseou-se na aplicação dessa metodologia em turmas de 1a série
do ensino médio. Os resultados obtidos indicam que metodologias ativas e colaborativas,
como os estudos em pequenos grupos, além de reforçarem comportamentos de empatia e
ajuda, contribuíram para que melhores índices fossem alcançados nas atividades
avaliativas referentes ao metabolismo energético celular, apesar de ter sido necessário um
grande número de aulas para sua efetiva aplicação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | School performance is due to a multifactorial result and for the purposes of school flow,
the pass, fail and dropout data are considered. Low proficiency in subjects is the main
factor leading to failure, which is one of the main problems that occur in Basic Education.
In high school classes, the highest failure and dropout rates are observed in grade 1. The
teaching and learning process can be developed through various pedagogical modalities,
including group studies. Active learning methodologies propose that students move away
from the traditional passive posture and assume a more effective role and greater
participation in classroom activities. Cognitive and emotional processes are closely
associated, so emotions and motivation are factors that influence learning. Neuroscience
is an area of study that encompasses, among others, mental processing related to
cognition, learning, and language. The interrelationships that constitute the understanding
and use of knowledge about brain functioning, motivated behavior and learning processes
can contribute to the choice and adoption of pedagogical practices that stimulate students'
development. In the subject of Biology, for content that requires greater efforts to
understand how the cellular mechanisms of energy production (cellular respiration,
fermentation and photosynthesis) the strategy of group studies proved to be effective.
This study was based on the application of the Trezentos methodology, an active and
collaborative methodology developed and applied initially in undergraduate classes with
effective results in the development of looking over each other by promoting study groups
where mutual help was stimulated. In addition to this human aspect, there was an
improvement in income indexes. This work was based on the application of this
methodology in 1st grade high school classes. The results indicate that active and
collaborative methodologies, such as small group studies, in addition to reinforcing
empathy and helping behaviors, contributed to achieve better rates in the evaluation
activities related to cellular energy metabolism, although a large number of them were
necessary. of classes for its effective application. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|