http://repositorio.unb.br/handle/10482/38086
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_SauloGouveiaLins.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Da auditoria de conformidade à auditoria de desempenho : um panorama das Universidades Públicas Federais no período de 2008 a 2016 |
Autor(es): | Lins, Saulo Gouveia |
Orientador(es): | Nunes, André |
Assunto: | Auditoria governamental Auditoria de desempenho Gestão pública |
Data de publicação: | 23-Jun-2020 |
Data de defesa: | 22-Nov-2019 |
Referência: | LINS, Saulo Gouveia. Da auditoria de conformidade à auditoria de desempenho: um panorama das Universidades Públicas Federais no período de 2008 a 2016. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Tendo em vista que a gestão pública demanda uma capacidade de monitoramento e controle mais efetiva por parte do Governo Federal e do Poder Legislativo e, principalmente, do controle social, o papel da auditoria pública ganha relevância, pois será o principal instrumento que proporcionará aos pagadores de impostos (taxpayers) uma segurança razoável de que a legislação será seguida pelos gestores públicos. Todavia, observa-se, não apenas na literatura, mas também no anseio dos administrados, que o atendimento ao compliance não é suficiente, uma vez que os desejos são ilimitados, e os recursos são escassos. Ou seja, é necessário que a administração pública seja gerida sob o manto da eficiência, eficácia e efetividade. Neste contexto, destaca-se a importância da auditoria no setor público, pois, se transcende a avaliação da conformidade legal, e a auditoria pública passa a ser um componente poderoso de indução da eficiência na administração pública. Assim, busca-se nesta pesquisa verificar se há evidências empíricas de que a auditoria pública tem ampliado os seu escopo, iniciando-se em avaliações de compliance, e, à medida que o gestor alcança maturidade, ou seja, se torna mais eficiente, a auditoria passa a priorizar avaliações de desempenho. Assim, no contexto da auditoria pública, especialmente quanto à evolução do seu papel de verificação de compliance com o objetivo de impulsionar a eficiência e busca por resultados no setor público, questiona-se se há uma ampliação do escopo (conformidade para desempenho) nas auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Assim, o objetivo principal é analisar se existe uma alteração na trajetória nas auditorias realizadas pela CGU, da auditoria de conformidade para a auditoria de desempenho nas IFES no período de 2008 a 2016. A fim de atingir esse objetivo foi utilizada como metodologia a análise de conteúdo, aplicando-a em 289 relatórios de auditoria de contas anual da CGU realizadas em IFES. A partir dessa análise foi possível mensurar a natureza dos relatórios de auditoria, ou seja, se são orientados à conformidade ou à desempenho. Com o objetivo de relacionar a natureza das auditorias realizadas pela CGU nas IFES com o grau de eficiência das respectivas Universidades, foi necessário criar uma Proxy para eficiência utilizando a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) com os indicadores do TCU. Após observar a média da Natureza das Auditorias, observa-se que no ano de 2008, 43,4% dos apontamentos nos relatórios se referiam a auditoria de desempenho e essa característica foi evoluindo a cada ano, até que, no último ano da série (2016), ficou evidenciada uma predominância de apontamentos referentes à desempenho de 75,9%. Desta feita, com base nesta pesquisa empírica, pode-se constatar que há uma trajetória ascendente das auditorias, partindo de conformidade até desempenho. Observou-se, também, que a CGU, ao realizar as auditorias de gestão nas Universidades consideradas eficientes, orientou os trabalhos em busca de avaliações referentes às atividades operacionais em detrimento de exames de conformidade legal. Assim, pode-se concluir que essas Universidades já avançaram, e alcançaram um grau alto de maturidade na execução administrativa, principalmente quanto às suas atividades-meio. Ou seja, em média, as auditorias de desempenho montaram 73% nas Instituições eficientes. Em contrapartida, nas IFES ineficientes, esse número atingiu, em média, 46%. Considera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa são relevantes academicamente, principalmente por se tratarem de um assunto inovador, pois não há, na literatura, estudos sobre a alteração de escopo da auditoria pública, no que tange à auditoria de conformidade/desempenho. |
Abstract: | Given that public management demands a more effective monitoring and control capacity from the Federal Government and the Legislative Power, and especially from social control, the role of public audit becomes relevant, as it will be the main instrument that will provide payers taxpayers a reasonable assurance that the legislation will be followed by public managers. However, it is observed, not only in the literature, but also in the desire of the administrated, that compliance care is not enough, since desires are unlimited and resources are scarce. That is, it is necessary that the public administration be managed under the cloak of efficiency, effectiveness and effectiveness. In this context, the importance of auditing in the public sector is highlighted, as the assessment of legal compliance is transcended, and public auditing becomes a powerful component of inducing efficiency in public administration. Thus, the aim of this research is to verify if there is empirical evidence that the public audit has broadened its scope, starting with compliance assessments, and as the manager reaches maturity, that is, becomes more efficient. audit prioritizes performance appraisals. Thus, in the context of public auditing, especially regarding the evolution of its compliance verification role with the objective of boosting efficiency and the search for results in the public sector, it is questioned if there is an extension of scope (compliance for performance) in audits. by the Federal Comptroller General (FCG) at the Federal Higher Education Institutions (FHEI). Thus, the main objective is to analyze whether there is a change in the course of audits performed by FCG, from compliance auditing to FHEI performance auditing from 2008 to 2016. In order to achieve this objective, the analysis of 289 FCG annual audit reports to FHEI. From this analysis it was possible to measure the nature of the audit reports, ie whether they are compliance or performance oriented. In order to relate the nature of the audits performed by FCG in FHEI with the degree of efficiency of the respective Universities, it was necessary to create a Proxy for efficiency using Data Envelopment Analysis (DEA) with TCU indicators. After observing the average of the Nature of Audits, it is observed that in 2008, 43.4% of the notes in the reports referred to performance auditing and this characteristic evolved each year, until, in the last year of the series (2016), there was a predominance of notes regarding the performance of 75.9%. This time, based on this empirical research, it can be seen that there is an upward trajectory of audits, from compliance to performance. It was also observed that the FCG, when conducting management audits in the Universities considered efficient, guided the work in search of evaluations regarding operational activities to the detriment of legal compliance examinations. Thus, it can be concluded that these Universities have already advanced, and reached a high degree of maturity in administrative execution, especially in relation to their activities. That is, on average, performance audits amounted to 73% in efficient institutions. In contrast, inefficient FHEI, this number averaged 46%. It is considered that the results obtained in this research are academically relevant, mainly because they are an innovative subject, since there are no studies in the literature about the evolution of public auditing, regarding compliance / performance auditing. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
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