Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nunes, André | - |
dc.contributor.author | Lins, Saulo Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-23T15:24:12Z | - |
dc.date.available | 2020-06-23T15:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Saulo Gouveia. Da auditoria de conformidade à auditoria de desempenho: um panorama das Universidades Públicas Federais no período de 2008 a 2016. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38086 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que a gestão pública demanda uma capacidade de monitoramento e controle mais
efetiva por parte do Governo Federal e do Poder Legislativo e, principalmente, do controle social,
o papel da auditoria pública ganha relevância, pois será o principal instrumento que proporcionará
aos pagadores de impostos (taxpayers) uma segurança razoável de que a legislação será seguida
pelos gestores públicos. Todavia, observa-se, não apenas na literatura, mas também no anseio
dos administrados, que o atendimento ao compliance não é suficiente, uma vez que os desejos são
ilimitados, e os recursos são escassos. Ou seja, é necessário que a administração pública seja
gerida sob o manto da eficiência, eficácia e efetividade. Neste contexto, destaca-se a importância
da auditoria no setor público, pois, se transcende a avaliação da conformidade legal, e a auditoria
pública passa a ser um componente poderoso de indução da eficiência na administração pública.
Assim, busca-se nesta pesquisa verificar se há evidências empíricas de que a auditoria pública
tem ampliado os seu escopo, iniciando-se em avaliações de compliance, e, à medida que o gestor
alcança maturidade, ou seja, se torna mais eficiente, a auditoria passa a priorizar avaliações de
desempenho. Assim, no contexto da auditoria pública, especialmente quanto à evolução do seu
papel de verificação de compliance com o objetivo de impulsionar a eficiência e busca por
resultados no setor público, questiona-se se há uma ampliação do escopo (conformidade para
desempenho) nas auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) nas Instituições
Federais de Ensino Superior (IFES). Assim, o objetivo principal é analisar se existe uma alteração
na trajetória nas auditorias realizadas pela CGU, da auditoria de conformidade para a auditoria de
desempenho nas IFES no período de 2008 a 2016. A fim de atingir esse objetivo foi utilizada como
metodologia a análise de conteúdo, aplicando-a em 289 relatórios de auditoria de contas anual da
CGU realizadas em IFES. A partir dessa análise foi possível mensurar a natureza dos relatórios de
auditoria, ou seja, se são orientados à conformidade ou à desempenho. Com o objetivo de
relacionar a natureza das auditorias realizadas pela CGU nas IFES com o grau de eficiência das
respectivas Universidades, foi necessário criar uma Proxy para eficiência utilizando a Análise
Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) com os indicadores do TCU. Após
observar a média da Natureza das Auditorias, observa-se que no ano de 2008, 43,4% dos
apontamentos nos relatórios se referiam a auditoria de desempenho e essa característica foi
evoluindo a cada ano, até que, no último ano da série (2016), ficou evidenciada uma
predominância de apontamentos referentes à desempenho de 75,9%. Desta feita, com base nesta
pesquisa empírica, pode-se constatar que há uma trajetória ascendente das auditorias, partindo de
conformidade até desempenho. Observou-se, também, que a CGU, ao realizar as auditorias de
gestão nas Universidades consideradas eficientes, orientou os trabalhos em busca de avaliações
referentes às atividades operacionais em detrimento de exames de conformidade legal. Assim,
pode-se concluir que essas Universidades já avançaram, e alcançaram um grau alto de
maturidade na execução administrativa, principalmente quanto às suas atividades-meio. Ou seja,
em média, as auditorias de desempenho montaram 73% nas Instituições eficientes. Em
contrapartida, nas IFES ineficientes, esse número atingiu, em média, 46%. Considera-se que os
resultados obtidos nesta pesquisa são relevantes academicamente, principalmente por se tratarem
de um assunto inovador, pois não há, na literatura, estudos sobre a alteração de escopo da
auditoria pública, no que tange à auditoria de conformidade/desempenho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da auditoria de conformidade à auditoria de desempenho : um panorama das Universidades Públicas Federais no período de 2008 a 2016 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auditoria governamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auditoria de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given that public management demands a more effective monitoring and control capacity from the
Federal Government and the Legislative Power, and especially from social control, the role of public
audit becomes relevant, as it will be the main instrument that will provide payers taxpayers a
reasonable assurance that the legislation will be followed by public managers. However, it is
observed, not only in the literature, but also in the desire of the administrated, that compliance care
is not enough, since desires are unlimited and resources are scarce. That is, it is necessary that the
public administration be managed under the cloak of efficiency, effectiveness and effectiveness. In
this context, the importance of auditing in the public sector is highlighted, as the assessment of legal
compliance is transcended, and public auditing becomes a powerful component of inducing
efficiency in public administration. Thus, the aim of this research is to verify if there is empirical
evidence that the public audit has broadened its scope, starting with compliance assessments, and
as the manager reaches maturity, that is, becomes more efficient. audit prioritizes performance
appraisals. Thus, in the context of public auditing, especially regarding the evolution of its
compliance verification role with the objective of boosting efficiency and the search for results in the
public sector, it is questioned if there is an extension of scope (compliance for performance) in
audits. by the Federal Comptroller General (FCG) at the Federal Higher Education Institutions
(FHEI). Thus, the main objective is to analyze whether there is a change in the course of audits
performed by FCG, from compliance auditing to FHEI performance auditing from 2008 to 2016. In
order to achieve this objective, the analysis of 289 FCG annual audit reports to FHEI. From this
analysis it was possible to measure the nature of the audit reports, ie whether they are compliance or
performance oriented. In order to relate the nature of the audits performed by FCG in FHEI with the
degree of efficiency of the respective Universities, it was necessary to create a Proxy for efficiency
using Data Envelopment Analysis (DEA) with TCU indicators. After observing the average of the
Nature of Audits, it is observed that in 2008, 43.4% of the notes in the reports referred to
performance auditing and this characteristic evolved each year, until, in the last year of the series
(2016), there was a predominance of notes regarding the performance of 75.9%. This time, based on
this empirical research, it can be seen that there is an upward trajectory of audits, from compliance
to performance. It was also observed that the FCG, when conducting management audits in the
Universities considered efficient, guided the work in search of evaluations regarding operational
activities to the detriment of legal compliance examinations. Thus, it can be concluded that these
Universities have already advanced, and reached a high degree of maturity in administrative
execution, especially in relation to their activities. That is, on average, performance audits amounted
to 73% in efficient institutions. In contrast, inefficient FHEI, this number averaged 46%. It is
considered that the results obtained in this research are academically relevant, mainly because they
are an innovative subject, since there are no studies in the literature about the evolution of public
auditing, regarding compliance / performance auditing. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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