Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38066
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_CamilaMendesMaia.pdf8,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Ecossistemas de aprendizagem integrativos : um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação
Autor : Maia, Camila Mendes
Orientador(es):: Mass, Marisa
Assunto:: Design
Ecossistemas de aprendizagem
Pensamento sistêmico
Cultura regenerativa
Sistemas evolutivos
Educação
Fecha de publicación : 20-jun-2020
Citación : MAIA, Camila Mendes. Ecossistemas de aprendizagem integrativos: um olhar do design sobre a emergência de uma cultura sistêmica, regenerativa e evolutiva na educação. 2019. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : A escola se apresenta em nossa sociedade como potencial catalisadora de necessárias transformações sociais sistêmicas. No entanto, em oposição à tendência a mudanças disruptivas que podem ser observadas nas mais diversas áreas, as bases fundamentais da educação tradicional encontram-se praticamente imutáveis desde a sua concepção na gênese da revolução industrial. Esta estagnação tem feito da escola uma perpetuadora da mentalidade mecanicista, fragmentada e reducionista que criou e que sustenta muitos dos desafios complexos que enfrentamos na atualidade. Propõem-se o conceito de Cultura Integrativa, inspirado no pensamento sistêmico, na complexidade, na regeneratividade e na ecologia, como ideia organizadora que sintetiza uma visão/ação de mundo mais adaptada às condições, desafios e oportunidades do nosso tempo, e que pode ajudar a orientar o entendimento sobre novas formas de aprendizagem emergentes. A partir de uma abordagem que enxerga os ambientes de educação como ecossistemas de aprendizagem, buscou-se encontrar os padrões de organização, afinados com este paradigma integrativo, que despontam das estruturas de três escolas inovadoras. Por meio da concepção e aplicação de um framework de pesquisa, desenvolvido a partir do cruzamento de princípios integrativos e componentes derivados dos sistemas complexos, os estudos de caso na Kaospilot, Schumacher College e Barefoot College colheram aprendizados sobre como ecossistemas de aprendizagem podem se estruturar com base em um paradigma de educação sistêmico, regenerativo e evolutivo.
Abstract: The school presents itself in our society as a potential catalyst for necessary systemic social change. However, in opposition to the tendency for disruptive changes that can be observed in the most diverse areas, the fundamental foundations of traditional education are practically unchanged since its conception in the genesis of the industrial revolution. This stagnation has made the school a perpetuator of the mechanistic, fragmented, reductionist mindset that has created and underpins many of the complex challenges we face today. The concept of Integrative Culture, inspired by systemic thinking, complexity, regenerativity and ecology, is proposed as an organizing idea that synthesizes a world view/action that is more adapted to the conditions, challenges and opportunities of our time, and that can help to build understanding of emerging new forms of learning. From an approach that sees education environments as learning ecosystems, we sought to find the patterns of organization, in tune with this integrative paradigm that emerge from the structures of three innovative schools. Through the application of a research framework developed from the intersection of integrative principles and components derived from complex systems, the case studies at Kaospilot, Schumacher College and Barefoot College have perceived how learning ecosystems can be structured based on a systemic, regenerative and evolutionary paradigm of education
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/38066/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.