http://repositorio.unb.br/handle/10482/3801
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_KarenGeiselDomingues.pdf | 632,18 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Prometeu em sala de aula : o professor e sua representação social do aluno criativo |
Auteur(s): | Domingues, Karen Geisel |
Orientador(es):: | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto:: | Representações sociais Psicologia educacional Relações interpessoais |
Date de publication: | 27-nov-2008 |
Data de defesa:: | 27-nov-2008 |
Référence bibliographique: | DOMINGUES, Karen Geisel. Prometeu em sala de aula: o professor e sua representação social do aluno criativo. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Résumé: | O presente trabalho busca contribuir para a discussão de questões ligadas a relação professor-aluno a partir do conhecimento e análise do conteúdo das representações sociais dos professores sobre criatividade e o aluno criativo. Durante a pesquisa, verificamos quais são os aspectos positivos e negativos atribuídos ao aluno criativo, examinamos a provável relação entre ato criativo e ato transgressor e averiguamos quais as práticas educativas no manejo do aluno criativo pelo professor. O referencial teórico utilizado foi o da Teoria das Representações Sociais juntamente com a Psicanálise. A pesquisa foi realizada com 81professores da 2ª. Fase do Ensino Fundamental (6º. ao 9º. ano), de dois tipos de instituições de ensino: escolas particulares e escolas da rede pública. Os instrumentos empregados na coleta de dados foram o questionário de associação livre e a entrevista semi-estruturada. Utilizamos o programa Evoc para organização dos dados obtidos nos questionários e a organização das informações coletadas nas entrevistas ocorreu por meio da proposta de análise de conteúdo de ardin. A análise dos resultados indicou a existência de um campo comum das RS em que surge a representação da criatividade e do aluno criativo. A criatividade é percebida como curiosidade, ousadia e espontaneidade, como processo de inovação, capacidade de olhar de forma nova um evento ou conteúdo. O campo das RS do aluno criativo, por sua vez, aparece provavelmente como estrutura fluída e pouco estável, onde a representação desse aluno surge combinada a RS do bom aluno e do aluno ideal. A partir da teoria da psicanálise concluiu-se que, a transgressão pode ser considerada parte do processo criativo para o aluno, tanto em relação a ações e produções no mundo social quanto à criação da própria identidade do indivíduo. Ao final da pesquisa, confirmou-se então, que: (1) há um campo comum das RS sobre criatividade e aluno criativo: (2) há relação entre ato criativo e transgressão; (3) existem aspectos negativos, positivos e ambivalentes atribuídos ao aluno criativo; (4) existe a influência da formação acadêmica e a história de vida do professor sobre o seu lidar com o aluno criativo. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study aims to discuss questions on the relationship between teacher and student using the knowledge and analysis of the camp and contend of social representation of creativity and creative pupil. During the research we verified the positive and negative aspects about the behavior of this student, we examined if there were relation between creative and transgressor behavior. Our study was methodologically oriented by the Social Representation Theory and Psychoanalysis. We had eighty one subjects, teachers of second phase of the fundamental level (6th year to 9th year) from two different types of schools: particular and public schools. The instruments applied on the research were: free association questionnaire and semi-structure interview. The results pointed out that there is a common filed of the social representation around creativity and creative pupil. Creativity is perceived as curiosity, daring and spontaneity, as innovation process and ability to watch things in a different way. The creative pupil appears as one who is interested, enquiring, participative, good observer, cooperative and innovator, the same attributes given to the ideal pupil. From the psychoanalysis theory about creativity we conclude that transgression may be part of the creative process for the student. It was verified that: (1) there is a common field on SR about creativity and creative pupil; (2) there is relation between creative act and transgression; (3) there are positive, negative and ambivalent aspects presented by the teacher towards creative pupil; (4) there are academic and life story background of the teachers influencing the dealing with the creative pupil. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.