http://repositorio.unb.br/handle/10482/38015
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_CamilaCidreiraRibeiro.pdf | 51,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Perdas e acúmulos : linhas tortuosas que conectam assuntos de uma poética em fotografia |
Autor : | Ribeiro, Camila Cidreira |
Orientador(es):: | Camargo, Denise Conceição Ferraz de |
Assunto:: | Memória Acervo fotográfico Fotografia Performance (Arte) |
Fecha de publicación : | 10-jun-2020 |
Data de defesa:: | 17-oct-2019 |
Citación : | RIBEIRO, Camila Cidreira. Perdas e acúmulos: linhas tortuosas que conectam assuntos de uma poética em fotografia. 2019. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Este trabalho aborda a produção plástica de fotografias e diagramas criados a partir de objetos e fotos do acervo familiar da artista. Tais obras foram executadas fazendo uso deste acervo diretamente, isto é: por meio de composições, colagens e organizações diagramais, ou como referência simbólica para a composição e acabamento de fotografias autorais, executadas em lugares abandonados. Discute-se a relação estabelecida entre os lugares abandonados e o acervo familiar da artista enquanto lugares de perdas e acúmulos. Faz-se um paralelo entre a invasão e imersão do corpo performativo em tais lugares com a organização dos objetos e fotos de família; estes processos de ordenar e compor constituíram-se em metodologia artística. |
Abstract: | This paper treats in the visual production of photography and diagrams crafted out of objects and photographs from the artist’s family’s collections. This pieces of work were implemented utilizing those collections directly, this is: by means of composition, collage and diagram organization, or serving as symbolic reference for the composition and making of original photography, executed in abandoned sites. This paper discusses the relation established between the abandoned sites and the family’s collection as a place of loss and agglomeration and parallelizes the intrusion and immersion of a performative body in those places with the organization of those objects and family pictures. This procedures of ordering and composing constitues an artistic methodology. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.