http://repositorio.unb.br/handle/10482/37788
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_SamaraMaciel.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Padrões espaciais e temporais no atropelamento de vertebrados silvestres em duas Estradas- Parque no Cerrado do Brasil Central |
Autor : | Maciel, Samara |
Orientador(es):: | Brandão, Reuber Albuquerque |
Assunto:: | Ecologia de estradas Unidades de conservação Atropelamentos Animais silvestres Conservação da natureza |
Fecha de publicación : | 19-may-2020 |
Data de defesa:: | 30-jul-2019 |
Citación : | MACIEL, Samara. Padrões espaciais e temporais no atropelamento de vertebrados silvestres em duas Estradas- Parque no Cerrado do Brasil Central. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Atropelamentos são uma causa frequente de mortalidade de vertebrados, representando um grave impacto sobre a conservação da fauna do Cerrado. Esse impacto pode ser ainda mais grave no entorno de áreas protegidas. No presente estudo, avaliei os padrões espaciais e temporais da ocorrência de atropelamentos de vertebrados silvestres em um trecho de 70 km, abrangendo duas rodovias estaduais localizadas nos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), Goiás. As rodovias foram monitoradas durante 12 meses, onde registrei as coordenadas do atropelamento, as características da paisagem e das vias, as condições climáticas e o fluxo turístico. Registrei 129 carcaças, especialmente de aves e anfíbios, seguida de répteis e mamíferos. A taxa de atropelamentos foi de 0,08 ind./km/dia. Os atropelamentos são mais expressivos na estação chuvosa. O fluxo turístico é uma variável significativa para explicar os atropelamentos de vertebrados no PNCV e, no presente estudo, foi negativamente correlacionado às ocorrências de atropelamento de vertebrados. Não houve associação entre as características de sinuosidade e inclinação das via e o número de atropelamentos. Houve agrupamento significativo dos pontos de atropelamento e a partir destes determinei hotspots de atropelamento para Aves e Amphibia. Os pontos de atropelamento foram analisados quanto aos atributos da paisagem e houve relação entre os atropelamentos de mamíferos e a proporção de agricultura na paisagem. Os eventos de atropelamento de répteis foram significativamente relacionados à proporção de matas na paisagem. Estes resultados refletem aspectos da história natural das espécies mais atropeladas, principalmente ao uso de habitat das mesmas. Os resultados obtidos quanto às características das vias e o aporte turístico da Unidade de Conservação, temas pouco estudados em Ecologia de Estradas, contribuem para o maior entendimento na dinâmica dos atropelamentos em áreas naturais. Já as associações dos pontos de atropelamento com a paisagem podem ser utilizados como referência em paisagens semelhantes do Cerrado para a implantação de medidas mitigadoras de atropelamentos de vertebrados silvestres. |
Abstract: | Roadkills are an important source of vertebrate mortality, representing a serious impact for conservation of the Cerrado fauna. This impact may be even more severe in the surroundings of protected areas. Herein, I evaluated spatial and temporal patterns in the occurrence of roadkills of wild vertebrates in a 70 km stretch, placed along two state highways in the limits of the Chapada dos Veadeiros National Park (CVNP), state of Goiás. The highways were monitored for 12 months, and I recorded for all roadkills its coordinates, landscape and roads characteristics, climatic conditions, and touristic flow. I recorded 129 carcases, mainly birds and amphibians, followed by reptiles and mammals. The roadkill rate was 0.08 animals/km/day. There was less roadkills during rainy season. The tourist flow was negatively correlated to roadkill occurrences in the CVNP There was significant clustering of roadkill points, allowing to determine runway hotspots for Aves and Amphibia. The roadkill was associated to landscape attributes, being mammal running over related to agriculture proportion in the landscape, while reptile running overs were strongly associated to forests proportion. These study results are related to natural history aspects of the most roadkilled species, especially their habitat use. The results obtained regarding the characteristics of the roads and the tourist contribution of the Protected Areas, themes little studied in Road Ecology, contribute to a greater understanding on the dynamics of running over in natural areas. Already the associations of roadkill points with the landscape can be used as a reference in similar landscapes of the Cerrado for the implementation of mitigating measures of wild vertebrate running over. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Florestal (FT EFL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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