http://repositorio.unb.br/handle/10482/37753
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_BrunaSantosPereira.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Nas redes e na literatura : internet e autoficção em “Delegado Tobias”, de Ricardo Lísias |
Auteur(s): | Pereira, Bruna Santos |
Orientador(es):: | Mata, Anderson Luís Nunes da |
Assunto:: | Lísias, Ricardo, 1975- - crítica e interpretação Autoficção Espaço cibernético Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc Romance policial |
Date de publication: | 14-mai-2020 |
Data de defesa:: | 26-aoû-2019 |
Référence bibliographique: | PEREIRA, Bruna Santos. Nas redes e na literatura: internet e autoficção em “Delegado Tobias”, de Ricardo Lísias. 2019. 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação da obra de autoficção Delegado Tobias (2014), de Ricardo Lísias, com o espaço cibernético. Tendo em vista que é uma coleção de ebooks, a publicação desse romance policial aconteceu em suporte digital. Assim, o formato em rede a partir do qual foi produzido será analisado. Parte-se da premissa de que nesse espaço cibernético, a produção e a recepção de obras literárias interferem na configuração do campo literário. Busca refletir também a respeito das particularidades do processo de recepção literária dessa obra, apontando as conexões do leitor com o livro e com a internet. Para tanto, serão considerados os conceitos de autoficção, espaço cibernético, internet, redes sociais, exposição do eu, vida literária e fictício, real e imaginário. |
Abstract: | This research has as its aim the analysis of the relationship between the work of autofiction Delegado Tobias (2014), by Ricardo Lísias with cyberspace. Considering that it is a collection of e-books, the publication of this detective novel occurred in digital form. Therefore, the digital format in which it was produced will be analyzed. The analysis starts from the premise that inside this cyberspace the production and the reception of literary works interfere with the literary field. It also seeks to reflect about the particularities of the literary reception process of this work, pointing at the connections between the reader and the book and with the internet. In order to do that, the concepts of autofiction, cyberspace, internet, social media, self-exposure, literary life and fictive, real and imaginary will be considered. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.