http://repositorio.unb.br/handle/10482/37747
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2002_RafizaLuzianiVaraoRibeiro.pdf Restrito | 9,4 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Denilson Lopes | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rafiza Luziani Varão | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T21:18:19Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T21:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2002 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Rafiza Luziani Varão Ribeiro. Nosferatu: O imaginário de uma sinfonia de horror. 2002. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37747 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002. | pt_BR |
dc.description.abstract | Análise do imaginário de Nosferatu: uma sinfonia de horror, filme de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), tendo por base as propostas do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962) sobre a imaginação. Entendendo Nosferatu como uma alegoria da morte, a análise se desenvolve em tomo de dois elementos narrativos específicos: personagem, entendido como alegórico, e espaço, percebido como cronotopo. Procura-se estabelecer novas possibilidades à análise fílmica, propondo a teoria bachelardiana sobre a imaginação como uma estética das sensações que obra de arte, neste caso um filme, provoca no sujeito que a conhece. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | Nosferatu : o imaginário de uma sinfonia de horror | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filmes cinematográficos - análise - crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema alemão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - estética | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation analyses the imaginary in Nosferatu: a Symphony of Terror, a film produced in 1922, directed by Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), based upon proposals by French philosopher Gaston Bachelard (1884-1962). Regarding Nosferatu as an allegory of death, two narrative elements are developed: the characters, understood as allegorical; and space, perceived as being time-dependent. It seeks to establish new possibilities for the analysis of films, and proposes Bachelard’s theory of the imagination as an aesthetic approach to the sensations that a work of art, in this case the film, elicits from the viewer. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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