Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37747
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2002_RafizaLuzianiVaraoRibeiro.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
9,4 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Título : Nosferatu : o imaginário de uma sinfonia de horror
Autor : Ribeiro, Rafiza Luziani Varão
Orientador(es):: Silva, Denilson Lopes
Assunto:: Filmes cinematográficos - análise - crítica
Comunicação de massa
Narrativa cinematográfica
Cinema alemão
Cinema - estética
Fecha de publicación : 14-may-2020
Citación : CARVALHO, Rafiza Luziani Varão Ribeiro. Nosferatu: O imaginário de uma sinfonia de horror. 2002. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumen : Análise do imaginário de Nosferatu: uma sinfonia de horror, filme de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), tendo por base as propostas do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962) sobre a imaginação. Entendendo Nosferatu como uma alegoria da morte, a análise se desenvolve em tomo de dois elementos narrativos específicos: personagem, entendido como alegórico, e espaço, percebido como cronotopo. Procura-se estabelecer novas possibilidades à análise fílmica, propondo a teoria bachelardiana sobre a imaginação como uma estética das sensações que obra de arte, neste caso um filme, provoca no sujeito que a conhece.
Abstract: This dissertation analyses the imaginary in Nosferatu: a Symphony of Terror, a film produced in 1922, directed by Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), based upon proposals by French philosopher Gaston Bachelard (1884-1962). Regarding Nosferatu as an allegory of death, two narrative elements are developed: the characters, understood as allegorical; and space, perceived as being time-dependent. It seeks to establish new possibilities for the analysis of films, and proposes Bachelard’s theory of the imagination as an aesthetic approach to the sensations that a work of art, in this case the film, elicits from the viewer.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37747/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.