http://repositorio.unb.br/handle/10482/37534
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_SôniaRodriguesMartins.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open | |
2019_SôniaRodriguesMartins_PRODUTO.pdf | Produto | 857,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio |
Authors: | Martins, Sônia Rodrigues |
Orientador(es):: | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
Assunto:: | Mecânica quântica Física - estudo e ensino - ensino médio Processo de ensino - aprendizagem Aprendizagem significativa |
Issue Date: | 16-Apr-2020 |
Data de defesa:: | 13-Aug-2019 |
Citation: | MARTINS, Sônia Rodrigues. Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um produto educacional intitulado “Introdução de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio”, o qual procura tornar palpável o processo ensino-aprendizagem de conteúdos de mecânica quântica ao público do ensino médio. O material didático foi desenvolvido no decorrer do mestrado e sua aplicação foi amparada na teoria de aprendizagem significativa, proposta do Ausubel. As aulas foram realizadas num colégio público de ensino médio localizado na cidade de Cristalina, interior de Goiás. A apresentação aos estudantes foi realizada mediante um minicurso com duração de dois meses. Os conteúdos abordados no produto foram os seguintes: dualidade onda-partícula; princípio da superposição; barreira de potencial; potencial degrau. Os resultados oriundos da aplicação do produto educacional foram obtidos mediante questionários e mapas mentais. No geral, os estudantes demonstraram bastante interesse e satisfação ao estudarem os elementos de mecânica quântica. |
Abstract: | This work presents the results of the application of an educational product entitled “Introduction of Quantum Mechanics Topics in High School”, which seeks to make the teaching-learning process of quantum mechanics contents palpable to the high school audience. The didactic material was developed during the master's degree and its application was supported by the meaningful learning theory proposed by Ausubel. The classes were held at a public high school located in the city of Cristalina, in the interior of Goiás. The students were presented with a two-month short course. The contents covered in the product were as follows: wave-particle duality; principle of overlapping; potential barrier; potential step. The results from the application of the educational product were obtained through questionnaires and mental maps. Overall, students showed a great deal of interest and satisfaction in studying the elements of quantum mechanics. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.