Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mella, José Luiz Villar | - |
dc.contributor.author | Abreu, Lucélia de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T22:28:28Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T22:28:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Lucélia de Jesus. A invisibilização das estudantes negras no ensino público de Brasília e suas consequências sociais. 2019. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37517 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de qualidade tem sido no negligenciada, no Brasil, principalmente às mulheres negras em pleno século XXI, contribuindo para que as mesmas permaneçam sem possiblidade de ascensão social. Formam, portanto, público alvo da lei 10.639/2003, política pública afirmativa que busca promover a equidade aos afrodescendentes brasileiros, resgatando sua história na formação do Estado brasileiro e fortalecendo identidades. A presente pesquisa visa verificar o processo de invisibilização das alunas negras da Secretaria de Educação do Distrito Federal à luz da Lei 10.639/2003. Estaria essa lei contribuindo para diminuir a invisibilidade das alunas negras? E dessa forma transformando sua realidade social? A educação no Distrito Federal tem sido libertadora, preparando-as para uma sociedade ainda dominada pela ideologia colonial eurocêntrica que ao fazer a intersecção com o fator gênero e classe, delega às mulheres negras brasileiras os piores indicadores socioeconômicos, incluindo pobreza e violência? O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa quantitativa para qualitativa. Por intermédio de pesquisa documental, observação e entrevistas com profissionais e jovens alunas das escolas públicas de ensino fundamental e médio da SEEDF de diferentes regiões administrativas, foram analisados os fatores que influenciam na eficiente implementação da Lei 10.639, refletindo na qualidade de ensino das alunas negras e consequentemente nos seus indicadores sociais. Foram utilizados, dentre outros autores: Sueli Carneiro (2003), Lélia Gonzales (1982), Kimberlé Crenshaw (2001), Bell Hooks (2015), Anibal Quijano (2005), Catherine Wash (2012), Patrícia Hill Colins (2016). A análise dos resultados obtidos demonstrou que existe na SEEDF racismo estrutural que traduz-se em invisibilização das alunas negras desde a matrícula na instituição educacional até no planejamento do professor que não aplica a lei 10.639 em sua atividade pedagógica de forma satisfatória. Ao final, foram formulados projetos interventivos que possam contribuir para modificar o contexto analisado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A invisibilização das estudantes negras no ensino público de Brasília e suas consequências sociais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Invisibilização negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afrodescendentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Quality education has been neglected, in Brazil, especially to black women in the 21st century,
contributing to their lack of social advancement. They are, therefore, the target public of 10.639
/ 2003 law, an affirmative public policy that seeks to promote equity for brazilian afro-
descendants, rescuing their history in the formation of the Brazilian State and strengthening
identities. The present research aims to verify the process of invisibilization of the black
students of the Education Department in the capital of Brazil in light of 10.639 / 2003 law. Is this
law helping to diminish the black girls' invisibility? And thus transforming their social reality?
Education in the Federal District has been liberating, preparing them for a society still
dominated by the eurocentric colonial ideology that, when it intersects with the gender and class
factor, delegates to Brazilian black women the worst socioeconomic indicators, including
violence and poverty? The present study was carried out from a quantitative to qualitative
research. Through documentary research, observation and interviews with professionals and
young students from the public elementary and secondary schools of SEEDF from different
administrative regions, the factors that influenced the efficient implementation of 10,639 law
were analyzed, which reflect on the quality of teaching black students and consequently in their
social indicators. Among other authors, were specially mentioned: Sueli Carneiro (2003), Lélia
Gonzales (1982), Kimberlé Crenshaw (2001), Bell Hooks (2015), Anibal Quijano (2005),
Catherine Wash (2012), Patrícia Hill Colins (2016). The analysis of the results showed that
there is a structural racism in SEEDF that translates into invisibility of black students from the
enrollment in the educational institution to the planning of the teacher who does not apply law
10.639 in their educational activity satisfactorily After analyzing the results, intervention projects
were formulated to contribute for modifications in the analyzed context. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|