Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37434
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_StellaTavaresBragaAvelino.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Fabricia Walace-
dc.contributor.authorAvelino, Stella Tavares Braga-
dc.date.accessioned2020-04-09T18:51:08Z-
dc.date.available2020-04-09T18:51:08Z-
dc.date.issued2020-04-09-
dc.date.submitted2017-07-24-
dc.identifier.citationAVELINO, Stella Tavares Braga. Diante da morte, escrever a si mesmo: o dizer-se de António Lobo Antunes. 2019. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37434-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDividida em três capítulos, esta dissertação analisa o romance Sôbolos rios que vão, de António Lobo Antunes, a fim entender a escrita de si como uma tentativa de permanecer no mundo frente à possibilidade da morte. Inicialmente, é abordada a questão da escrita que se dá em dois âmbitos distintos: o de Lobo Antunes, autor português que escreve um romance; e o de António, personagem que escreve um diário, o qual forma o livro aqui analisado. Diante da análise desses dois âmbitos, este trabalho direcionar-se-á à perspectiva de António, uma vez que o estudo aqui proposto não se baseará na investigação da vida biográfica de Lobo Antunes. Nesse sentido, após a questão da escrita, o tema da morte é analisado, dado que ela seria a responsável por impulsionar a escrita de si como forma de permanecer no mundo. Por último, a melancolia é investigada como resultado único dessa escrita que, repleta de lacunas, propicia ao autor a imersão em memórias ficcionalizadas. A fim de sustentar toda essa análise, o referencial teórico deste trabalho é composto principalmente por críticas literárias e teorias históricas e filosóficas, como as de Agostinho, Ariés, Assmann, Barthes, Blanchot, Derrida, Foucault, Ricoeur e Starobinski.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiante da morte, escrever a si mesmo : o dizer-se de António Lobo Antunespt_BR
dc.title.alternativeBefore death, the self-writing : the express of António Lobo Antunespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscrita literáriapt_BR
dc.subject.keywordAntunes, António Lobo, 1942- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordMelancoliapt_BR
dc.subject.keywordMorte - literaturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Divided in three chapters, this research analyses Sôbolos rios que vão, a novel by António Lobo Antunes, in order to understand the self-writing as an attempt to remain alive despite the possibility of death. Firstly, the issue of the writing is investigated in two contexts: the first one is about Lobo Antunes, the Portuguese writer who writes a novel; the second one is about António, the character who writes a journal which composes the book of Lobo Antunes. Based on those two contexts mentioned above, this paper aims at António’s perspective since this research will not be based on Lobo Antunes’ biography. Afterwards, the issue of death is analysed, since it would be responsible for boosting the self-writing as a way to remain. Finally, the melancholy is explored as the only effect of this writing full of gaps, which takes the author to an immersion in memories crafted with fiction. In order to support this analysis, the theoretical background is mostly composed by literary critic and historical and philosophical theories, as in the research of Agostinho, Ariés, Assmann, Barthes, Blanchot, Derrida, Foucault, Ricoeur e Starobinski.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.