Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/37404
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_AnneLucasPinheiro.pdf586,08 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Ensino de ecologia no ensino médio através de atividades investigativas
Auteur(s): Pinheiro, Anne Lucas
Orientador(es):: Silva, Delano Moody Simões da
Assunto:: Ensino investigativo
Horta escolar
Ecologia
Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Date de publication: 8-avr-2020
Référence bibliographique: PINHEIRO, Anne Lucas. Ensino de ecologia no ensino médio através de atividades investigativas. 2019. 41 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O ensino investigativo para o ensino de ecologia permite o aprendizado de conceitos e de procedimentos característicos da ciência, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais importantes. Esta pesquisa propôs uma sequência didática abordando conteúdos de ecologia para alunos da primeira série do ensino médio do Centro Educacional 11 de Ceilândia, escola pública no Distrito Federal, utilizando a perspectiva do ensino por investigação. A escola fica situada em uma região carente de serviços públicos e com alta densidade demográfica, atendendo a comunidade do Sol Nascente. Os cento e oito alunos participantes tinham entre quinze e dezoito anos. A pesquisa sobre a aplicação da sequência didática utilizou-se da metodologia qualitativa do tipo investigação-ação, permitindo que a professora investigadora fosse capaz de organizar estratégias e as adotassem para as fragilidades nas aprendizagens que fossem identificadas. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o caderno de campo, permitindo a descrição das atividades, dos sujeitos, dos ambientes, das situações, das reflexões e dos procedimentos da pesquisadora. Relatórios entregues ao final das atividades pelos alunos também serviram para coleta de dados. A análise de conteúdo foi utilizada para tratamento dos dados da pesquisa, oferecendo possibilidades de inferir conhecimento na produção das comunicações dos documentos. A sequência didática investigativa aplicada não interferiu de maneira negativa no planejamento escolar do componente curricular de biologia, seguindo as diretrizes do currículo escolar. Para a elaboração de atividades investigativas contextualizadas a realidade do aluno, em diferentes vertentes, precisa ser observada e conhecida. Atividades realizadas no pátio, na horta escolar ou canteiros evidenciaram a possibilidade de usar espaços internos da escola para aulas potencialmente interessantes para os alunos como as saídas de campo. O espaço da sala de aula pode ser utilizado para atividades investigativas, uma vez que o ensino por investigação não acontece somente por atividades práticas ou experimentais. As atividades por investigação de um tópico do programa escolar ao serem planejadas e organizadas precisam proporcionar aos alunos condições de usarem seus conhecimentos prévios como ponto de partida para as novas ideias e para as discussões com os colegas e com o professor. O planejamento dessas atividades dispensou maior tempo para a organização de material, de espaço, bem como para a pesquisa sobre a região onde a escola está inserida. As aulas de ecologia com a perspectiva do ensino por investigação, proporcionou um maior envolvimento e participação dos alunos. Esse comportamento mais ativo dos alunos encorajou-os a manifestarem mais as dúvidas, sem receio de julgamentos. Com o aluno mais envolvido, participativo, interessado e curioso, as atividades investigativas permitiram uma ampliação em sua capacidade argumentativa, que passou a demonstrar uma intencionalidade em relacionar seus argumentos, demonstrando uma conexão entre as explicações. A habilidade de observação do aluno avançou, passando a perceber fenômenos e eventos que antes não despertavam a atenção, passando a questionar as explicações para tais fatos.
Abstract: Investigative teaching for the teaching of ecology allows the learning of concepts and procedures characteristic of science, as well as the development of important cognitive and social skills. This research proposed a didactic sequence addressing contents of ecology for students of the first high school series of the Centro Educacional 11 de Ceilândia, public school in the Federal District, using the perspective of teaching by research. The school is located in a region lacking public services and with a high demographic density, serving the community of Sol Nascente. The one hundred and eight participating students were between fifteen and eighteen years old. The research on the application of the didactic sequence was based on the qualitative methodology of the research-action type, allowing the researcher to be able to organize strategies and adopt them for the weaknesses in the learning that were identified. As an instrument of data collection, the field notebook was used, allowing the description of the activities, subjects, environments, situations, reflections and procedures of the researcher. Reports given at the end of activities by the students also served for data collection. The content analysis was used to treat the research data, offering possibilities to infer knowledge in the production of document communications. The didactic applied didactic sequence did not negatively interfere in the school planning of the biology curricular component, following the guidelines of the school curriculum. For the elaboration of contextualized research activities the reality of the student, in different strands, needs to be observed and known. Activities carried out in the yard, in the school garden or raised beds showed the possibility of using internal spaces of the school for classes potentially interesting for the students as the field trips. Classroom space can be used for investigative activities, since teaching by research is not only by practical or experimental activities. Research activities of a topic of the school program when planned and organized need to provide students with the conditions to use their prior knowledge as a starting point for new ideas and discussions with colleagues and the teacher. The planning of these activities required more time for the organization of material, space, as well as for the research about the region where the school is inserted. Ecology classes from the perspective of research teaching provided greater involvement and participation of students. This more active behavior of the students encouraged them to express more doubts without fear of judgment. With the student more involved, participative, interested and curious, the investigative activities allowed an amplification in their argumentative capacity, which began to demonstrate an intentionality in relating their arguments, demonstrating a connection between the explanations. The student's ability to observe has advanced, becoming aware of phenomena and events that previously did not arouse attention, and began to question the explanations for such facts.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37404/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.