Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37249
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_MarcelaAraujoMoraesRibeiro.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open
Title: Transformação na educação : a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
Authors: Ribeiro, Marcela Araujo Moraes
metadata.dc.contributor.email: mahmoraes@gmail.com
Orientador(es):: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto:: Educação transformadora
Professores - formação
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Issue Date: 31-Mar-2020
Citation: RIBEIRO, Marcela Araujo Moraes. Transformação na educação: a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes. 2019. vii, 78 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este trabalho parte do reconhecimento dos desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro e da necessidade de mudanças para que seus objetivos sejam alcançados e se ofereça uma educação transformadora e de qualidade. A fundamentação teórica, construída a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural sobre o ser humano e a educação, contrapõe o modelo atual de escola à possibilidade de construção de uma educação fundada em princípios de promoção da autonomia, solidariedade e respeito. Apresenta também a discussão sobre o professor como agente de transformação e aborda aspectos relativos à relação entre professor e estudantes, à autonomia docente e à formação de professores. Por fim, é descrito um projeto de formação de professores voltado à implantação de Comunidades de Aprendizagem desenvolvido no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental, participantes de um Núcleo de Reconfiguração das Práticas Pedagógicas de uma escola pública de Brasília, formado a partir do projeto de formação mencionado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram analisadas e sistematizadas por meio de um processo construtivo-interpretativo, nos seguintes grandes temas: motivações para a realização dos projetos; importância do trabalho coletivo; formação pessoal e profissional de professores; comparação entre metodologias tradicionais e transformadoras; possibilidade de escuta aos estudantes e atenção às suas necessidades educacionais no âmbito dos projetos; estrutura física da escola e impacto das ações e decisões da gestão escolar na realização dos projetos. Os resultados obtidos corroboram a visão de que o professor pode ser chave para transformações na educação, porém indicam também que uma atuação coletiva, empreendida por todos os atores da instituição escolar e desenvolvida com o apoio da gestão central, potencializaria os resultados das ações e seria importante para a superação de desafios enfrentados no cotidiano e para o ajuste de questões burocráticas que interferem no andamento dos projetos. Por fim, destaca-se a necessidade de que sejam realizadas novas pesquisas sobre contextos e práticas educacionais transformadores a fim de construir conhecimentos que contribuam para a superação dos desafios enfrentados pelo sistema educacional e para que esteja apto a acolher a diversidade do público a que deve atender.
Abstract: This study comes from the acknowledgment of the challenges faced by the Brazilian educational system and the need of changes for it to reach its goals and offer a transformative and quality education. The theoretical foundation, based on the perspective of Historical-Cultural Psychology about the human being and education, contrasts the current model of school with the possibility of constructing an education based on principles of promotion of autonomy, solidarity and respect. It also presents the discussion about the teacher as a transformation agent and discusses aspects related to the relationship between teacher and students, teacher autonomy and teacher training. Finally, a teacher training project aimed at the implementation of Learning Communities in the Federal District is described. The empirical research was carried out with teachers from the final years of Elementary School, who were participants of a a group of teachers from a public school in Brasília, DF, which gathered to study and plan the transformation of their practice. The formation of this group came from the training project mentioned above. Semi-structured interviews were conducted and the responses were analyzed and organized through a constructive-interpretive process, in the following major themes: motivations for the realization of the projects; importance of collective work; personal and professional training of teachers; comparison between traditional and transformational methodologies; possibility of listening to the students and paying attention to their educational needs during the execution of the projects; the physical structure of the school and the impact of school management actions and decisions in the execution of projects. The results obtained corroborate the view that the teacher can be key to transformations in education, but also indicate that a collective action, undertaken by all actors of the school and developed with the support of central management, would enhance the results of the actions and would be important for overcoming everyday challenges and for the adjustment of bureaucratic issues that interfere in the progress of the projects. Finally, the study affirms the need for new research on transformative educational contexts and practices in order to build knowledge that contributes to overcoming the challenges faced by the educational system and to enable it to welcome the diversity of the public it must serve.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37249/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.