http://repositorio.unb.br/handle/10482/37232
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_NatanielWontoonBarbosaLima.pdf | 7,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Resistência à tração de conectores tipo pino com cabeça embutidos em elementos de concreto armado considerando efeito de borda e efeito de grupo |
Outros títulos: | Tensile strength of headed bars cast in reinforced concrete elements under influence of edge and grouping effect |
Autor(es): | Lima, Nataniel Wontoon Barbosa |
Orientador(es): | Oliveira, Marcos Honorato de |
Assunto: | Concreto armado Conectores de cisalhamento Ancoragem Efeito de borda Materiais de construção Conectores - deformação |
Data de publicação: | 30-Mar-2020 |
Data de defesa: | 26-Jul-2019 |
Referência: | LIMA, Nataniel Wontoon Barbosa. Resistência à tração de conectores tipo pino com cabeça embutidos em elementos de concreto armado considerando efeito de borda e efeito de grupo. xix, 135 f., il. (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Em várias situações, o uso de técnicas convencionais (ganchos e dobras) para conectar diferentes membros estruturais é inconveniente devido a limitações geométricas. Em alguns casos, a dimensão do raio de curvatura do gancho e o comprimento de ancoragem necessário não se ajustam às dimensões dos elementos. Os conectores com cabeça, por sua vez, consistem em alternativas promissoras em tais circunstâncias, pois podem reduzir o comprimento de ancoragem requerido, simplificar detalhamentos de projeto, além de favorecer a velocidade de construção. Este trabalho apresenta os resultados de vinte e seis testes de arrancamento, divididos em duas séries de ensaio, em conectores com cabeça embutidos em prismas de concreto armado, considerando o efeito de borda. Na primeira, composta por quatorze espécimes, a influência de parâmetros como o comprimento de embutimento (hef), diâmetro nominal do conector (ds,L) e efeito de agrupamento na capacidade resistente e comportamento dos conectores é analisada e discutida. Na segunda, doze espécimes são ensaiados, acrescentando-se no processo de análise a influência de armadura suplementar no desempenho da ancoragem. Os resultados experimentais são utilizados para avaliar o desempenho de métodos de cálculo para a estimativa da capacidade resistente de ancoragens apresentados pelas normas EOTA/ETAG Anexo C (2010), prEN 1992-4 (2013) e dos modelos teóricos propostos por Regan (2000), INFASO (2012) e Sharma et al. (2017). De acordo com os resultados experimentais, verificou-se que: a capacidade resistente à tração dos conectores (Nu) mostrou-se significativamente afetada pelo valor de hef, com aumentos em até 153% no valor de Nu ocasionados por incrementos no valor de hef; o diâmetro nominal do conector apresentou pouca ou nenhuma influência no desempenho das ancoragens ensaiadas; o efeito de agrupamento tendeu a reduzir a capacidade resistente dos conectores sem armadura suplementar; e a utilização de armadura suplementar proporcionou aumentos na carga última e na ductilidade da conexão. O modelo teórico proposto por REGAN (2000) apresentou estimativas mais acuradas na primeira série de ensaios, com uma média igual a 1,29 para a razão entre as resistências experimentais e estimadas, desvio padrão igual a 0,20 e coeficiente de variação igual a 0,17. Para a segunda série, o método de cálculo proposto por Sharma et al (2017) mostrou o melhor desempenho, com média, desvio padrão e coeficiente de variação iguais a 1,34, 0,33 e 0,25. |
Abstract: | There are numerous situations in which the use conventional techniques (hooks and bends) to connect different structural members is inconvenient due to geometric limitations. In some cases, the curvature of the hook and the required embedment length do not fit within the dimensions of the elements. Headed bars are increasingly used as an alternative in such cases, as they can reduce the required embedment length, optimize detailing, and boost the construction process. This research presents the results of twenty-six pullout tests, divided in two series, which are performed on headed anchors embedded in reinforced concrete prisms, considering the edge effect. In the first series, composed by fourteen specimens, the influence of parameters such as the embedment length (hef), the bar diameter (ds, L) and grouping effect on the tensile strength and behavior of the anchors is analyzed and discussed. In the second series, twelve specimens are tested, addressing to the analysis process the influence of supplementary reinforcement on the anchorage performance. Experimental results are used to evaluate the performance of the calculation methods to estimate the anchors’ tensile strength which are presented by the EOTA / ETAG Annex C (2010), prEN 1992-4 (2013) and the theoretical models proposed by Regan (2000) , INFASO (2012) and Sharma et al. (2017). According to the results, it was found that: the tensile strength of the headed anchors (Nu) was significantly affected by the value of hef, with increases of up to 153% in the values of Nu caused by increases in the values of hef; the nominal diameter of the bar showed a small or no influence on the anchors’ performance; the grouping effect tended to reduce the tensile strength of the anchors without supplementary reinforcement; and the use of supplementary reinforcement proportioned increases in the ultimate tensile strength and ductility of the connection. For the first series, the model presented by Regan (2000) was shown to be more accurate, with an average of 1.29 for the ratio between the experimental and estimated strengths, standard deviation of 0,20, and coefficient of variation of 0,17. For the second series, the calculation method proposed by Sharma et al (2017) showed the best performance, with mean, standard deviation and coefficient of variation equal to 1,34, 0,33 and 0,25. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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