Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36765
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_MoniqueVieiraAmorimBandeira.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open
Title: As implicações da formação continuada na prática pedagógica dos professores que atuam nas turmas do 2º bloco do 2º ciclo para as aprendizagens em escolas públicas da CRE de Planaltina-DF
Authors: Bandeira, Monique Vieira Amorim
Orientador(es):: Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto:: Ciclos de formação
Ciclos de aprendizagem
Professores - formação continuada
Materialismo histórico dialético
Issue Date: 30-Jan-2020
Citation: BANDEIRA, Monique Vieira Amorim. As implicações da formação continuada na prática pedagógica dos professores que atuam nas turmas do 2º bloco do 2º ciclo para as aprendizagens em escolas públicas da CRE de Planaltina-DF. 2019. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este trabalho é resultado da pesquisa intitulada “As implicações da formação continuada na prática pedagógica dos professores que atuam nas turmas do 2º bloco do 2º ciclo para as aprendizagens em escolas públicas da CRE de Planaltina-DF (Distrito Federal)”. A metodologia, de natureza qualitativa, toma como método o Materialismo Histórico Dialético (MHD), com o qual pretende-se ir para além da realidade imediata da referida conjuntura educacional dos Ciclos. Como técnica de análise dos dados empíricos foi eleita a Análise de Discurso Crítica, que percebe o discurso como uma forma de prática social. Lançou-se mão de instrumentos como questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais para gerar os dados da pesquisa de campo, realizada com dezesseis docentes, de quatro escolas da Coordenação Regional de Planaltina, as quais apresentaram situações distintas de adesão aos ciclos nas turmas do 2º bloco dos Anos Iniciais. Para a construção do campo teórico foi discutido os dois modelos de ciclos adotados atualmente no Brasil, os Ciclos de Formação e os Ciclos de Aprendizagem e suas respectivas características. Apresentou-se um histórico das ações de implementação dos ciclos no país, em especial do Distrito Federal, no qual foram pormenorizados os pressupostos teóricos e metodológicos do documento oficial que compõe a política curricular local. Abordamos também os estudos sobre a formação continuada docente como caminho para a construção da identidade profissional e da ressignificação da prática pedagógica. Os resultados revelam que, a maioria dos professores participantes da pesquisa, demonstrou uma discordância com a proposta oficial dos Ciclos, sobretudo no que se refere à não reprovação anual dos estudantes e a forma impositiva da implementação nas escolas. Foi explicitada a necessidade de uma formação continuada que contemple a realidade atual da rede ensino, bem como dos documentos que norteiam a política educacional aludida.
Abstract: This work is the result of the research entitled: “The Implications of Continuing Education in the Pedagogical Practice of Teachers that work in the 2nd block of the 2nd cycle for learning in public schools of the Regional Coordination of Education (CRE) of Planaltina – DF (Federal District)”. The methodology, of a qualitative nature, uses the Historical Dialectical Materialism (HDM) as a method, aiming to go beyond the immediate reality of the educational conjuncture of the Cycles. As a technique for the analysis of empirical data, the Critical Discourse Analysis was chosen, which perceives discourse as a form of social practice. Instruments such as questionnaires, semi-structured interviews and focus groups were used to generate field research data, with sixteen teachers, from four schools of the Regional Coordination of Planaltina, which presented different situations of adherence to the cycles in the classes of the 2nd block of the Early Years. In order to construct the theoretical field, the two currently adopted cycles in Brazil were discussed, the Training Cycles and the Learning Cycles and their respective characteristics. A history of the implementation actions of the cycles in the country were presented, especially those of the Federal District, in which the theoretical and methodological assumptions of the official document that compose the local curricular policy were detailed. We also discussed the studies on continuing teacher education as a way to construct professional identity and to re-signify the pedagogical practice. The results revealed that most of the teachers participating in the research demonstrated a disagreement with the official proposal of the Cycles, especially regarding not being able to fail a student a year and the imposing form of implementation in schools. The need of a continuous formation that contemplates the current reality of the teaching system was made explicit, as well as the documents that guide the educational policy in question.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36765/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.