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Título : Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
Otros títulos : Entre griegos y troyanos : culturas escolares en las memorias de la niñez de Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)
Between greeks and trojans : school cultures in childhood memories of Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)
Autor : Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto:: Cultura
Escolas - séc. XIX
Paraná (Estado)
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia
Citación : ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883). Educação e Filosofia, v.30, n.59, p.233-263, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.
Resumen : Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.
Abstract: Discussing with Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) and Certeau (2002), this article of historiographical nature operates on the assumption that the school culture is a web of practices meant by students and teachers in a given historical moment whose logic is amenable to analysis and interpretation by the historian. With the childhood memories of Francisco Macedo as sources, it aims to identify and understand the logic presiding the school practices in the 1st primary education school for boys of Vila de Campo Largo (Paraná) in 1883 and the school culture produced by it.
Resumen: Dialogando con Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) y Certeau (2002), este artículo, de naturaleza historiográfi ca, opera con la hipótesis de que la cultura escolar es una maraña de prácticas signifi cadas por estudiantes y profesores en un determinado momento histórico, cuya lógica és posible de el análisis y la interpretación por ele historiador. Tomando por fuentes las memorias de la niñez de Francisco Macedo, el objetivo es identifi car y comprender la lógica detrás de las prácticas escolares en el 1ª cátedra masculina de Campo Largo (Paraná) en 1883 y la cultura escolar que produjo.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: Educação e Filosofia - ( CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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