http://repositorio.unb.br/handle/10482/36699
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Title: | New insights for statistical analysis of blood pressure response to resistance training in elderly hypertensive women |
Other Titles: | Novas perpectivas para a análise estatística da resposta da pressão arterial ao treinamento resistido em mulheres idosas hipertensas |
Authors: | Nascimento, Dahan da Cunha Silva, Cristiane Rocha Vieira, Denis Cesar Leite Schoenfeld, Brad Jon Prestes, Jonato |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0002-6580-9404 http://orcid.org/0000-0003-3558-8804 http://orcid.org/0000-0002-0761-1846 http://orcid.org/0000-0003-4979-5783 http://orcid.org/0000-0003-0399-8817 |
Assunto:: | Responsividade Regressão a média Mulheres idosas - hipertensão Estatística Pressão arterial |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Estadual de Maringá |
Citation: | NASCIMENTO, Dahan da Cunha et al. New insights for statistical analysis of blood pressure response to resistance training in elderly hypertensive women. Journal of Physical Education, v. 30, e3025, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3025. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552019000100228. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Abstract: | O objetivo principal do estudo foi apresentar procedimentos estatísticos para uma melhor interpretação dos dados sobre a responsividade, explicar como lidar com o efeito da regressão a média (RM) e descrever como determinar alterações clinicamente importantes na pressão arterial (PA) pelo cálculo da diferença clínica (DC). Vinte e sete mulheres idosas hipertensas foram incluídas e o treinamento resistido (TR) consistiu em um modelo linear periodizado. O TR durou 10 semanas, com duas sessões realizadas por semana. Os responsivos foram classificados com base nas diferenças da pressão arterial sistólica (PAS) entre os momentos T1 (primeiras 3 semanas) e T4 (semanas 9-10). As análises estatísticas no presente estudo foram realizadas utilizando a ANOVA de medidas repetidas, análise de covariância (ANCOVA) e modelo linear misto (MLM). Conclui-se que quando uma ANOVA de medidas repetidas é aplicada, os resultados mostram uma redução não significativa de -2,24 mmHg, mas a classificação dos participantes por responsividade fornece uma interpretação diferente dos resultados. Além disso, a PAS inicial foi o preditor mais potente da resposta pós-exercício da PAS, conforme analisado pela RM. Finalmente, as reduções de -2,24 mmHg não foram estatisticamente significativas e nem clinicamente importantes, mas caíram dentro do erro de medida. |
Abstract: | The main goal was to present statistical procedures for a better data interpretation of responsiveness, explain how to deal with RTM effect, and describe how to determine clinically important changes in BP from significant real difference (SRD). Twenty-seven hypertensive elderly women were included, and RT consisted of a periodized linear model. The RT lasted 10 weeks, with two sessions performed per week. Responders were classified on the basis of SBP differences between time-points T1 (first 3 weeks) and T4 (weeks 9-10). Statistical analyses were performed using One-Way Repeated Measures ANOVA, an analysis of covariance (ANCOVA), the linear mixed model (LMM) was used in the present study, and SRD was also calculated. In conclusion, when one-way repeated measure ANOVA was conducted to determine whether there was a statistically significant difference in SBP levels over the course of 10-week RT, results showed a non-significant reduction of -2.24 mmHg, while classifying subjects by responsiveness provides a different perspective of the results. Furthermore, initial SBP was the more powerful predictor of post-exercise SBP response, as analyzed by the regression to the mean effect. Finally, the reductions of -2.24 mmHg was not statistically significant nor clinically meaningful, but fell within the measurement error of the SBP measurements. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Licença:: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3025 |
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