http://repositorio.unb.br/handle/10482/36402
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ProximoRecreioGente.pdf | 828,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | “No próximo recreio a gente briga” : interação social e disputa de meninas |
Otros títulos : | “In the next break we fight” : social interaction and dispute among girls |
Autor : | Marques, Rafaela Nunes Müller, Fernanda |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0003-0207-9333 http://orcid.org/0000-0002-1788-8662 |
Assunto:: | Antropologia educacional Interação social Jogo de damas Recreio escolar |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
Citación : | MARQUES, Rafaela Nunes; MULLER, Fernanda. “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 241-263, mai./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000300241. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Resumen : | O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida. |
Abstract: | The article explores children’s interactions during a game of checkers in the school break. Through prolonged and regular observation and audio/video recordings, it was possible to describe practices and rules of the game and interpret their cultural meaning for children. Also, it is analyzed aspects of language socialization based on Ethnomethodological Conversation Analysis and interpreted the interactions of children according to Erving Goffman’s theory. The results demonstrate that gender issues emerged in the dispute and contradicted arguments from the field of psychology linked to the lack of complexity in girls’ games (PIAGET, 1994). The focus of the interactions was not on the rules of the game itself, but on how they were kept, transgressand/or reinterpreted by the players during the match. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Licença:: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.